Isolamento social alterou rotinas dos pacientes, com o aumento de ingestão de alimentos e redução da prática de atividades de físicas - Reprodução da Internet
Isolamento social alterou rotinas dos pacientes, com o aumento de ingestão de alimentos e redução da prática de atividades de físicasReprodução da Internet
Por RENAN SCHUINDT

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) emitiu uma nota de repudio contra o o Canal Porta dos Fundos, por um vídeo intitulado 'YouTuber'. No texto, o órgão diz tratar com 'indignação e veemência', o material, que foi divulgado ontem, na internet.

"Na tentativa de criticar outros produtores de conteúdo do YouTube, o personagem diz que vai injetar 25 mililitros de insulina no organismo, enaltecendo o uso indiscriminado e totalmente errado do hormônio, além de ridicularizar pessoas com diabetes e profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente", diz um trecho da nota.

Ainda segundo a SBD, o diabetes está longe de ser considerada uma brincadeira. É uma doença crônica, que acomete 13 milhões de pessoas no Brasil e cuja desinformação a respeito da condição ainda é grande, como apontou recente pesquisa Datafolha. De acordo com o levantamento, apenas 5% dos brasileiros julgam necessário seguir orientações médicas para controlar o diabetes.

Outro trecho da nota diz que 'vídeos como o produzido pelo Porta dos Fundos reforçam a disseminação de informações equivocadas e que podem causar, direta e indiretamente, danos à saúde da população'.

A SBD solicitou ainda, que o canal exclua o conteúdo e faça uma retratação às pessoas com diabetes, às suas famílias e aos profissionais que lutam pela educação em diabetes. Por fim, o órgão fez um convite aos representantes do Canal Porta dos Fundos para uma visita aos seus ativos e até mesmo à sede, para que possam conhecer dados e esclarecer quaisquer dúvidas. 

Procurada, a assessoria de imprensa do Porta dos Fundos informou que não iria se manifestar sobre o caso.

Você pode gostar