Em média, homens e mulheres com peso saudável na faixa dos 20 anos podem viver mais 57 e 60 anos, respectivamente - Reprodução de Internet
Em média, homens e mulheres com peso saudável na faixa dos 20 anos podem viver mais 57 e 60 anos, respectivamenteReprodução de Internet
Por O Dia

Rio - Jovens adultos (20 a 30 anos) classificados como obesos ou com excesso de peso, podem ter expectativa de vida reduzida em até 10 anos. É o que mostra um estudo apresentado pelo International Journal of Obesity, uma das publicações científicas mais respeitadas da área. Os pesquisadores do Instituto George para Saúde Global e da Universidade de Sydney, na Austrália, apontam ainda que 36,3 milhões de anos de vida serão perdidos ao longo da vida da população adulta como resultado do sobrepeso e obesidade. Os homens serão os mais prejudicados, perdendo 27% mais anos de vida do que as mulheres.

Em média, homens e mulheres com peso saudável na faixa dos 20 anos podem viver mais 57 e 60 anos, respectivamente. Mas se já estão obesos no início da idade adulta, as mulheres perderão seis anos dessa expectativa de vida e os homens oito. Se estiverem com obesidade grave, as mulheres perderão oito anos e os homens dez. Os riscos de morte precoce associados ao excesso de peso eram aparentes em todas as faixas etárias, mas diminuíram com a idade.

“Aqui no Brasil, podemos não ter isso documentado, mas já observamos essa redução da expectativa de vida na prática clínica. E a conclusão que a publicação expõe é o mais importante, pois é o enfoque justamente nas estratégias de prevenção. As estratégias de prevenção agora, com os resultados desse estudo, focando principalmente na faixa etária entre 20 e 30 anos, seria a ferramenta principal para revertermos esse quadro", afirma Lívia Lugarinho, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Mulheres obesas em seus 40 anos experimentarão uma redução de 4,1 anos, enquanto homens obesos podem perder 5,1 anos. Para indivíduos na faixa dos 60 anos, essa redução na expectativa de vida é estimada em 2,3 anos para mulheres e 2,7 anos para homens. 

A pesquisa fez uma previsão da expectativa de vida remanescente para pessoas na faixa dos 20, 30, 40, 50 e 60 anos nas categorias de peso saudável, sobrepeso, obesidade e obesidade grave. O número de anos perdidos ao longo da vida para pessoas com excesso de peso em cada faixa etária, em comparação àquelas com peso saudável, também entrou no cálculo.

Você pode gostar