Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaço - Reprodução
Varizes são veias dilatadas e tortuosas, que causam dor e inchaçoReprodução
Por O Dia

Rio - No Verão, é muito comum se falar dos cuidados à ação dos raios ultravioletas na pele e nos olhos. Mas, as ondas de calor também podem causar impactos à saúde cardiovascular, seja no bom funcionamento do coração, ou no risco aumentado de inchaço e problemas por conta da vasodilatação nos membros inferiores.

De acordo com Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio (SBACV-RJ), o calor traz maiores consequências àqueles que possuem históricos vasculares prévios, como varizes.

“O calor e as altas temperaturas provocam vasodilatação, levando à sobrecarga da circulação, principalmente nas pessoas que já possuem problemas vasculares prévios. A doença de maior incidência na circulação são as varizes de membros inferiores. Essas pessoas vão ter veias dilatadas, que ficam mais suscetíveis ao extravasamento de líquidos provocando edemas, dores, sensação de peso e coceiras. Altas temperaturas também aumentam o risco de erisipela, uma infecção na pele que pode provocar alterações dos vasos linfáticos – vasos auxiliares na drenagem dos membros inferiores”, explica o especialista, que alerta ainda para os perigos de desidratação e quedas de pressão.

Cuidados e dicas de prevenção

O médico destaca que alguns desses sintomas podem indicar algum problema de insuficiência venosa crônica e sempre que isso fugir um pouco do normal, um angiologista e/ou um cirurgião vascular devem ser procurados. Além disso, para se prevenir dos efeitos excessivos do calor, Caiafa recomenda algumas dicas.

“Nesse período é importante manter uma alimentação saudável e se hidratar bastante, principalmente com a ingestão de grande quantidade de água. Evite fazer consumo de sal e álcool em excesso, pois eles provocam retenção de líquidos. Também é importante usar roupas confortáveis, que não atrapalhem a circulação e, sempre que possível, estique e eleve as pernas. Essa atitude promove o que chamamos de drenagem fisiológica e melhora muito o inchaço. Para quem já tem varizes, o ideal é que converse com um especialista sobre a possibilidade de usar uma meia elástica em alguns momentos do dia. Hoje já temos as meias ¾, que pegam abaixo do joelho. A pessoa pode usar no escritório e em casa, ambientes em que normalmente o ar-condicionado fica ligado e o tecido não esquenta tanto”, finaliza. 

Você pode gostar