Casos de surdez relacionados aos ru�dos do cotidiano chegam a 35%

Uso exagerado e incorreto de fones de ouvido trouxe mais um alerta para os problemas auditivos

Por O Dia

Uso incorreto de fones de ouvido pode trazer problemas
Uso incorreto de fones de ouvido pode trazer problemas -

Rio - Obras, britadeiras, buzinas, sirenes e tráfego intenso. A poluição das grandes cidades não está restrita ao ar que respiramos. O barulho é um grande vilão também e as consequências da exposição diária ao que os especialistas chamam de overdose sonora podem ser irreversíveis. Dados da Sociedade Brasileira de Otologia apontam que 35% dos casos de surdez estão relacionados aos ruídos do cotidiano. Além disso, o uso exagerado e incorreto de fones de ouvido trouxe mais um alerta para os problemas auditivos.

Segundo a fonoaudióloga Isabela Carvalho, especialista em audiologia (que estuda a audição e os sons), o volume dos fones de ouvido nunca deve ultrapassar a metade da capacidade do aparelho. A partir desse ponto, o som se torna prejudicial para a audição. Isso porque a exposição a uma intensidade sonora maior que 80 decibéis (db) diariamente pode causar problemas a longo prazo.

"Uma dica importante, ainda mais para quem vive nas grandes cidades, é o uso daqueles fones maiores, que cobrem toda a orelha. Eles conseguem eliminar boa parte do ruído externo e o usuário não precisa aumentar o volume. Já aqueles fones menores e mais tradicionais não são tão eficazes no isolamento externo e são prejudiciais por reproduzirem o conteúdo muito próximo do canal auditivo".

Diversos cuidados no dia a dia também podem prevenir a perda de audição a longo prazo. De acordo com o otorrinolaringologista Fayez Bahmad, diretor do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia, o contato durante um curto período de tempo com ruídos que ultrapassam os 120 db já pode causar danos irreversíveis à audição. "É sempre importante o uso de protetores auriculares ou fones com bom isolamento do som externo em locais com muito barulho, ainda mais para quem trabalha nesses ambientes. Essa medida vale também para shows e grandes festas. Também é essencial que se evite o uso de remédios que podem trazer como efeito colateral o prejuízo à audição", alertou.

O estudante Rogério Santos, de 23 anos, que também é músico, já teve inflamação nos tímpanos por conta da exposição ao barulho. "É uma dor insuportável. Precisei fazer tratamento, mas, até hoje, tenho muita sensibilidade nos ouvidos".

Assim como os cuidados diários, a prevenção é um item importante para a saúde auditiva. O exame de audiometria, que informa se o paciente já apresenta problemas de audição, deve ser feito anualmente, principalmente em crianças com idade escolar e idosos com mais de 65 anos. Já no caso de trabalhadores expostos a muito barulho, a avaliação deve ser feita a cada quatro meses. "Infelizmente, é comum que as pessoas só procurem tratamento quando o caso está grave. Qualquer dano à audição vai se somando ao longo do tempo e os efeitos podem demorar a serem sentidos. Quanto mais cedo a lesão for detectada, mais fácil de ser curada. Além disso, a audiometria é rápida e pode ser feira em hospitais da rede pública", afirmou Isabela Carvalho.

Galeria de Fotos

Uso incorreto de fones de ouvido pode trazer problemas Divulgação
Protetor auricular Deve ser usado em ambientes com muito barulho, como festas e shows Divulga��o
Fone auricular Pode ser prejudicial pelo fraco isolamento de ru�do do ambiente externo Divulga��o
Fone intra-auricular O alto-falante pr�ximo ao canal auditivo pode trazer preju�zo � audi��o Divulga��o
Fone Supra-auricular Bom isolamento do ru�do externo permite que seja usado em volume mais baixo Divulga��o

Coment�rios