Sensibilidade dentária atinge cada vez mais brasileiros - Reprodução Internet
Sensibilidade dentária atinge cada vez mais brasileirosReprodução Internet
Por O Dia

Rio - Uma dor aguda e rápida sentida nos dentes ao ingerir alimentos gelados, quentes, doces ou ácidos. A sensibilidade dentária é hoje o principal problema de saúde bucal no Brasil. Segundo uma pesquisa da Kantar TNS, encomendada pela Sensodyne, três em cada dez brasileiros sofrem com o transtorno.

As causas da sensibilidade são variadas e podem ter ligação até com outras disfunções da saúde, como o refluxo e bulimia, mas os três principais fatores são a escovação excessiva ou agressiva dos dentes, problemas gengivais e bebidas ácidas. "Em casos mais graves, a dor da hipersensibilidade pode se tornar contínua e acarretar em necrose pulpar, isto é, a 'morte do dente'", explicou a dentista Thaís Azevedo.

Outras causas que geram e agravam a sensibilidade são o bruxismo, um rangido ou cerramento involuntário dos dentes; o apertamento, uma pressão inconsciente da arcada dentária gerada por estresse ou esforço físico; a extração de um ou mais dentes e a gengivite. A cárie não acarreta necessariamente na sensibilidade, mas por deixar o dente mais exposto pode induzir ao problema. Já o clareamento dentário também influencia, por isso é essencial realizá-lo apenas com acompanhamento médico.

O dentista Nayo Hernandes destaca que apesar de não ser a maior causadora, a alimentação pode agravar a sensibilidade. "O consumo de alimentos muito ácidos pode provocar o desgaste do esmalte do dente ou uma retração da gengiva, assim como os doces que contribuem para formação da placa bacteriana e expõe a dentina. Já os alimentos frios ou quentes demais geram estímulos nervosos e devem ser evitados por quem apresenta a sensibilidade. Então o ideal é controlar a dieta", ponderou. Outra orientação é evitar escovar os dentes imediatamente após as refeições. "O ideal é esperar 30 minutos para o próprio atrito da escova com o dente em meio ácido não auxiliar no desgaste", afirmou Nayo.

Apenas evitar a ingestão de alimentos, no entanto, não é a melhor forma de combater a problema. "A sensibilidade está sempre atrelada a algum problema, não é algo fisiológico, natural. Por isso, não dá para se acostumar com ela. É essencial procurar um dentista para de fato fazer o tratamento. Em alguns casos, a dor só desaparece após muitos anos e pode se agravar", alertou o dentista.

O tratamento da sensibilidade dentária varia de acordo com a causa e o nível do problema. "Pode ir de uso de pastas e enxaguantes a uma restauração com verniz, ou até uma cirurgia de restauração. Está muito em alta o tratamento com laser, que produz a dentina reparativa", apontou Nayo. Uma dica para evitar o problema é se atentar a escovação e evitar misturas caseiras, como o bicarbonato de sódio. "Deve ser utilizada uma escova de cerdas macias e cremes dentais menos agressivos e com flúor. A escovação precisa seguir um movimento circular e suave e ser feita três vezes ao dia, com maior atenção antes de dormir, que é a escovação mais importante", reforçou Hernandes.

Mitos e verdades sobre sensibilidade nos dentes
Publicidade
Sensibilidade nos dentes é uma doença
Mito. A hipersensibilidade é uma condição decorrente de problemas comuns, como escovação inadequada, cáries e outros problemas mais sérios, como a gengivite. Então é um sintoma, não uma doença.
Publicidade
Tratamentos de clareamento deixam
os dentes mais sensíveis
Verdade. As substâncias do clareamento penetram no esmalte e alcançam a dentina, o que pode deixar os dentes temporariamente sensíveis.
Publicidade
Forma de escovar os dentes influencia no sintoma
Verdade. Escovar os dentes de forma incorreta, usando a força, ou utilizar uma escova de cerdas muitos duras, pode aumentar o desgaste da camada de esmalte, originando o problema.
Publicidade
Cremes dentais específicos não protegem os dentes
Mito. Alguns cremes dentais são produzidos para criar uma barreira protetora em volta da dentina, protegendo-a de alguns responsáveis pelo desenvolvimento da sensibilidade.
Publicidade
Mascar chiclete alivia a sensibilidade
Verdade. As gomas de mascar estimulam a produção de saliva, que contribui para o processo de remineralização dos dentes, auxiliando na recuperação dos minerais do esmalte perdidos pelo organismo.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários