Flavia Arongaus é adepta da ginástica facial - Daniel Castelo Branco
Flavia Arongaus é adepta da ginástica facialDaniel Castelo Branco
Por

Rio - Um exercício diário, feito em casa por apenas 20 minutos, que rejuvenesce a pele, diminui marcas de expressão e rugas, e estimula a produção de colágeno. Parece milagre, mas não é. A prática, chamada de ginástica facial, tem feito cada vez mais sucesso, já que evita ou adia os procedimentos estéticos, como o botox e a cirurgia plástica.

"Os exercícios faciais trabalham os músculos da face pouco usados, ajudando no relaxamento e estimulando a circulação sanguínea, o que faz com que as células recebam mais nutrientes, dando luminosidade à pele", explicou a esteticista Iris de Melo, da Clínica Juliana Neiva.

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada na revista científica Jama Dermatology, mulheres de meia-idade que seguiram uma rotina de exercícios faciais durante cinco meses conseguiram rejuvenescer até três anos na aparência da pele.

"Da mesma forma que exercitamos os músculos do corpo, também precisamos trabalhar os músculos do rosto, pescoço e colo. O objetivo da ginástica facial é melhorar o tônus muscular, ou seja, fornecer maior elasticidade para os músculos, fazê-los mais encorpados e, consequentemente, ganhar melhor aparência", ponderou a dermatologista Denise Steiner.

Para obter resultados permanentes, no entanto, é preciso ter disciplina e incorporar a ginástica facial na rotina diária. "O exercício precisa ser feito de uma a duas vezes por dia, por 20 minutos e seis dias na semana. É interessante uma consulta com um especialista já que cada paciente tem uma necessidade, porém há um treino geral de ginástica", disse Iris.

A melhora na aparência da pele com os exercícios tem geralmente um resultado rápido. "As mudanças começam a aparecer durante ou depois do primeiro mês de prática. Há relaxamento nos pontos que estavam involuntariamente presos, como se estivessem pinçados. Os grandes resultados começam a surgir a partir do segundo mês de exercícios", pontuou Denise.

Para ela, os melhores resultados são verificados na região das bochechas e do pescoço, que ganha contornos mais bem definidos. Já em relação a idade, a esteticista Isis afirma que quando mais cedo se começa, mais resultados de prevenção contra o envelhecimento serão obtidos. "Aos 40 anos a musculatura tem maior resposta, quantitativamente falando, do que aos 65. Em qualquer idade os exercícios melhoram a tonicidade e a aparência da pele".

MAIS DICAS
Publicidade
Antes de começar a ginástica facial, é importante a limpeza da pele com um sabonete facial. A esteticista Iris de Melo não recomenda o uso de cremes para a pele não escorregar.
Os exercícios faciais devem ser feitos em frente ao espelho para executar os movimentos de forma correta. Para fazer ginástica facial sem espelho é obrigatório que os movimentos já estejam incorporados corretamente, o que leva algum tempo.
Publicidade
Na rotina, deve ser incluída cinco séries de cada exercício, por no mínimo 20 minutos, durante seis dias na semana.
Os exercícios faciais podem ser feitos cada dia em um horário. Só é necessário fazê-los com calma e sentado de forma correta.
Publicidade
Na ginástica facial, deve ser aplicada uma pequena força. "Não é um carinho, é um movimento para tonificar a pele", ressaltou Iris.
Você pode gostar
Comentários