Manter a higiene das unhas é um passo para garantir o fortalecimento - DIVULGAÇÃO
Manter a higiene das unhas é um passo para garantir o fortalecimentoDIVULGAÇÃO
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Sabe aquela atriz que tem 'mãos de anjo'? Quer ter unhas bonitas e saudáveis como as dela? Então, agarre-se, literalmente, com unhas e dentes nas dicas que o DIA foi buscar. Essa parte das extremidades dos dedos têm que ser bem cuidadas, afinal de contas, assim como o sorriso, são uma espécie de apresentação da pessoa, sinônimo de saúde, beleza, higiene e sensualidade.

"Mãos com unhas por fazer, quebradas, com cutículas grandes, ressecadas, esbranquiçadas, manchadas ou com esmalte descascando formam um conjunto de situações constrangedoras pelas quais mulher alguma gosta de passar. Por isso, toda a atenção é pouca para evitar tais descuidos", adverte Jéssica Henrique Bezerra, de 28 anos, designer de unhas, que, há 12 anos, forma cerca de 50 manicures e pedicures por mês, no Centro do Rio.

De acordo com Jéssica, "cuidados mínimos têm que ser diários, é como escovar dentes, já que unhas crescem rapidamente, de três a cinco milímetros por mês".

Especialista em aplicar alongamentos de diversos tipos de materiais nessa parte do corpo, a designer ressalta que a fibra de vidro está na moda e é uma boa forma de manter a boa aparência. O conjunto com cem unidades de unha de fibra pode custar de R$ 70 a R$ 140.

"É preciso, antes de tudo, que as unhas naturais estejam saudáveis. A fibra de vidro tem diversas vantagens, como: se adaptar a qualquer formato, possuir um acabamento que se assemelha a unhas naturais (por serem transparentes, finas e leves) e durar, em média, um mês, três vezes mais do que outros tipos de materiais", detalha.

Jéssica lembra, porém, que a fibra de vidro, cuja aplicação pode durar até três horas, não é tratamento. "Se a natural não for resistente, vai continuar frágil depois que o alongamento for retirado", explica, advertindo que o processo envolve produtos químicos e, por isso, somente profissionais capacitados devem ser procurados.

Quanto a manutenções, a podóloga e coordenadora técnica da rede de clínicas Doctor Feet, Cristina Lopes, atenta para os fungos. Eles atacam principalmente nesta época do ano. "As temperaturas sobem, e os fungos aparecem. É justamente no verão - com muito calor, piscina e praia - que aumentam os casos de micoses. São mais comuns nos pés, mas surgem também nas mãos".

Segundo ela, essas infecções podem causar frieira e até queda de unhas. "É preciso estar atento às manchas ou colorações diferentes, buscando tratamento rápido", aconselha. Para evitar outros transtornos, Cristina afirma que é preciso: sempre secar bem as unhas; hidratá-las diariamente; evitar de levá-las à boca; consumir alimentos ricos em vitaminas A, D, B, C, proteínas, e cuidar da boa circulação sanguínea.

10 dicas de beleza e saúde

1 – Não roer

A prática as deixam feias e causam problemas gastrointestinais por bactérias, como E. coli e salmonela