FOLIA - LUIZA ERTHAL
FOLIALUIZA ERTHAL
Por Antonio Puga

Para a alegria do Carnaval não acabar antes da Quarta-feira de Cinzas, O DIA reuniu dicas de ouro, estabelecidas por médicos e especialistas, que vão ajudar o folião a encarar a maratona de blocos preservando a saúde. Os cuidados vão desde a maneira correta para retirar o glitter sem prejudicar a pele, até orientações sobre como enfrentar o calor e lidar com o barulho.

Para enfrentar horas de folia é preciso atenção redobrada com os pés, e o tênis é o calçado mais indicado, com uso de meia, é claro. Para quem não abre mão de um salto alto, o ortopedista do Hospital Badim, Marcelo Kokis, alerta. "Pode causar lesões no tornozelo e joelhos, além de quedas devido à altura e dores na coluna", avisa. Musa da Paraíso do Tuiuti, a professora de Educação Física Mylla Ribeiro, precisa do salto para desfilar, mas adota medidas importantes no pós-folia. "Todos os dias que excedo procuro fazer alongamento, massoterapia e colocar as pernas para alto", ensina.

O barulho pode se tornar um grande pesadelo para o folião. O trio elétrico, por exemplo, emite ruídos de cerca de 120 decibéis, quando o ouvido humano suporta bem 85 decibéis. Fernando Sérgio Portinho, chefe da Otorrinolaringologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus, recomenda o uso de protetores auriculares, principalmente para os ritmistas. "A exposição prolongada a sons acima de 85 decibéis é prejudicial à saúde e pode até causar perda auditiva".

KIT SOBREVIVÊNCIA

O kit básico de quem vai brincar o Carnaval começa pelo filtro solar, que deve ter uma proteção mínima de 30 FPS e ser reaplicado a cada duas horas, mesmo em dias nublados ou com chuva. E nada de misturá-lo com perfume. "Pode causar manchas na pele e até mesmo queimaduras. Uma opção é colocar o perfume na roupa", sugere a dermatologista Cyro Hirano, que acrescenta que o uso de protetor labial serve para evitar ressecamento. Para garantir a higiene, acrescente também no kit álcool gel. O glitter está liberado, mas com ressalvas. "É fundamental manter a pele limpa, hidratada e protegida, antes e após o uso de maquiagem", conta a dermatologista Mônica Fialho. E para retirá-lo, a dica de ouro é usar uma fita adesiva, como o micropore, antes de lavar o rosto.

Use e abuse da água para se hidratar. "Recomenda-se beber oito copos por dia de água. Durante a folia, como o metabolismo está a todo vapor, podemos sugerir 250 ml a 500 ml de água duas horas antes de sair de casa, e durante a animação ingerir em torno de 150 a 200 ml a cada 15 minutos", destaca a nutricionista Juliana Pandini, coordenadora de Nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa.

Você pode gostar
Comentários