Por *Luana Dandara

Há dois anos, a aposentada Deise Brandão, de 65 anos, realizou uma micropigmentação nas sobrancelhas em um salão de beleza do Rio. O procedimento semidefinitivo, que consiste na aplicação de um pigmento para corrigir falhas e aumentar o volume dos supercílios, criou uma aparência de desarmonia em seu rosto, além de provocar muita dor na aplicação. Poucos meses depois, ela precisou buscar uma clínica especializada para desfazer a técnica. O caso da carioca não é isolado. Com a popularização de vários serviços estéticos, profissionais acabam não seguindo à risca orientações de segurança e cometem erros que podem ser graves para os clientes.

Segundo o médico André Maranhão, presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) no Rio, a busca por tratamentos estéticos, inclusive por aqueles ligados à cirurgia plástica, crescem no inverno, assim como a atuação de supostos especialistas sem capacitação. "É importante verificar se o profissional é habilitado, se o local do procedimento é autorizado pela Vigilância Sanitária, com ambiente esterilizado e suporte de terapia intensiva. Os riscos de trabalhar com especialistas que não conhecem a anatomia humana são embolia e infecções, entre outros, ou mesmo óbito", explica ele.

Tratamento contra celulite e preenchimento labial são dois procedimentos em que o profissional precisa ser habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) ou pela Sociedade de Dermatologia. O primeiro trabalha com diferentes técnicas, como lipoaspiração e uso de injetáveis. Um dos cuidados é checar se os produtos usados são liberados pela Anvisa. A intervenção feita de forma errada, adverte Maranhão, pode causar lesão e necrose de pele.

O preenchimento labial, por sua vez, é realizado com injeção de ácido hialurônico nos lábios para dar mais volume. "Para resultados satisfatórios, são necessários habilidade técnica e senso estético", afirma Laís Leonor, dermatologista da clínica André Braz. Alguns riscos do preenchimento são hematomas e nódulos.

Outro serviço que necessita de atenção é a depilação definitiva, que elimina pelos com laser para não causar manchas. "Recomendo a todos os pacientes que façam avaliação prévia com dermatologista, sobretudo se já apresentam manchas na pele", aconselha a doutora Denise Chambarelli. Outras orientações são uso de cremes clareadores, evitar o sol e não utilizar substâncias com ácido.

 

Você pode gostar
Comentários