Por helio.almeida
Publicado 17/05/2013 17:19 | Atualizado 17/05/2013 19:03
Filmes animam a BaixadaDivulgação

Duque de Caxias vai receber de amanhã até sábado o Ver Cine, Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense. No Teatro Municipal Raul Cortez e no Museu Ciência e Vida, serão exibidos, ao longo da semana, 51 curtas e oito longas-metragens brasileiros. Todas as sessões terão entrada franca.

Um dos destaques da mostra é o documentário de longa-metragem ‘Dossiê Jango’, que será exibido às 10h do dia 23. No filme, o diretor Paulo Henrique Fontenelle usa depoimentos e documentos para levantar dúvidas sobre a morte do ex-presidente brasileiro João Goulart, em 1976, na Argentina. Há suspeita de que ele foi assassinado.

Outro destaque é ‘Abdias Nascimento’, de Aida Marques, que conta a história de um dos precursores do movimento em defesa de políticas afirmativas para os negros. O filme será exibido na terça-feira, às 13h45.

O festival é dividido em blocos. O Panorama Destaques, por exemplo, apresenta filmes eleitos como os melhores pelo público em festivais de cinema. Haverá ainda comparação de curtas e longas.

A mostra terá também um bloco destinado à produção nacional de filmes de terror. “Há um grande número de filmagens do gênero que o público não conhece”, afirma o secretário de Cultura de Caxias, Jesus Chediak.

O Rio de Janeiro é o estado com maior número de filmes no festival. Entre longas e curtas, são 31. São Paulo tem 24. Há ainda produções de 11 outros estados e de Brasília.

O Teatro Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, Centro. O endereço do Museu Ciência e Vida é Rua Aílton da Costa, bairro 25 de Agosto. A programação completa do festival pode ser conferida no site www.vercine.com.br.

Você pode gostar