Por tamyres.matos

Rio - Um imóvel antigo, da década de 1950, no bairro da Urca, se transformou no primeiro apartamento sustentável do Rio de Janeiro. O projeto, batizado de Ecohouse II, foi concretizado pela arquiteta Alexandra Lichenberg, que investiu no uso racional e inteligente de recursos naturais, como água e luz.

“O objetivo foi adaptar o projeto ao máximo ao clima do local, apenas com sistemas e equipamentos economizadores”, explica Alexandra. Para maior eficiência energética, ela lançou mão de aquecimento solar de água. Também foram instaladas janelas grandes e bem posicionadas, para aproveitamento máximo da iluminação natural.

Persianas controlam a luz e torneiras economizam água Divulgação

Persiana externa permite controle de luminosidade e também evita o consumo de luz. Além disso, cozinha, sala de jantar e sala de estar são integradas, para aumentar ventilação e luminosidade de todo o apartamento. Por fim, um jardim de inverno refresca o ambiente e também contribui com a ventilação.

Um aspecto fundamental da transformação do imóvel num apartamento sustentável foi o uso de equipamentos economizadores de água nos banheiros e na cozinha, para racionalização do consumo. “Escolhi a Fabrimar, pioneira neste tipo de tecnologia, para fornecer todos os metais para esta reforma.

Nos três banheiros, foram instalados modelos diferentes de torneiras de acionamento eletrônico da linha Vision, que permanecem abertas apenas pelo tempo necessário para que o usuário lave as mãos sem desperdício de água. Inicialmente utilizado apenas em locais públicos, este tipo de torneira é também ideal para residências devido ao baixo consumo de água e design atraente”, diz a arquiteta.

Segundo Paulo Person, gerente de Produtos da Fabrimar, o objetivo da empresa ao participar de projetos como o Ecohouse é “conscientizar a população da importância da economia de água e energia”. A Fabrimar também participa de eventos como o realizado pela Greenbuilding, ONG que fomenta a indústria de construção sustentável no Brasil.

Você pode gostar