Por thiago.antunes

Rio - Empresas ligadas à beleza e ao bem-estar também têm se preocupado em cuidar do planeta. A Natura acaba de inaugurar mais um projeto no Jardim Botânico do Rio, o Herbário Virtual-Reflora, com 420 mil imagens em alta resolução e dados de amostras de plantas brasileiras. Já a Fundação Grupo Boticário lançou, no Facebook, o jogo ‘Descubra a Mata Atlântica’.

Pesquisadores e o público em geral têm desde a semana passada acesso ao herbário virtual. Segundo a coordenadora do projeto, Rafaela Campostrini Forzza, as informação do banco de dados podem subsidiar a tomada de decisões, como por exemplo as relativas à conservação da flora nativa. Para o público, será possível viabilizar qualquer tipo de pesquisa.

Espécies da flores tiveram suas fotos incluídas entre os milhares de registros no Herbário Virtual-Reflora%2C do Jardim Botânico do Rio de Janeiro Divulgação

“Se alguém quiser ter uma ideia, digamos, de como era a flora de Copacabana no início do século XX, poderá fazer isso vendo não só os nomes das espécies, mas as imagens das plantas coletadas naquele local.” A iniciativa é do CNPq, com o Jardim Botânico do Rio; Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido; Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris; Faperj e Fapemig, e patrocínio da Natura e da Vale. O game, disponível na fan page da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, pode ser acessado no link: www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

O jogo pode ser utilizado tanto por profissionais da área ambiental quanto pelo público em geral. Ele também é uma ferramenta de ensino para educadores e pais. “Conhecendo as espécies que habitam a Mata Atlântica e entendendo a importância que elas têm para a biodiversidade, os jogadores podem ser estimulados a respeitarem, conservarem e valorizarem o Meio Ambiente”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

A missão no ‘Descubra a Mata Atlântica’ é fotografar animais e plantas com uma minicâmera epreencher álbum virtual. É preciso ficar atento a características dos animais. O jogador, por exemplo, pode ser guiado pelos sons dos bichos para encontrá-los. A qualidade das fotos tiradas conta pontos. A cada espécie achada, uma janela se abre com informações como nomes científico e popular, biologia, habitat, além de curiosidades desses animais e plantas. O resultado pode ser compartilhado com os amigos.

Você pode gostar