Por paulo.gomes
Rio - Consumo de energia elétrica (56%), geração de resíduos (32%) e transporte de funcionários (6%) são os principais emissores de gases do efeito estufa (GEE) pelas duas unidades do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, na Gávea e em Santa Cruz. Os dados estão no primeiro Inventário de Emissões de GEE concluído pela fundação, com apoio da EOS Consultoria em Sustentabilidade e Estratégia Ambiental.
Estudo servirá para que a Fundação Planetário realize ações de redução do efeito estufaAgência O Dia

O estudo teve como base o ano 2012 e servirá para que a Fundação Planetário implemente ações de redução das e missões, em sintonia com com as metas da Prefeitura do Rio.

As iniciativas de eficiência energética e microgeração de energia já estão sendo postas em prática, através do convênio com a Light. A meta é de reduzirem 23% a emissão de GEE e também a energia gerada no ano de 2014.

A parceria prevê ainda a modernização da central de água gelada, reforma e reativação dos tanques de gelo; automação dos sistemas de climatização; instalação de sistema de iluminação LED e de central de microgeração fotovoltaica; além da revisão do atual sistema de ar condicionado.
Publicidade
O inventário mediu a quantidade de dióxido de carbono produzida e a forma como esse e outros gases liberados influenciam o meio ambiente. Foram analisadas as atividades realizadas, os resíduos descartados pela fundação, os e fluentes e as visitas escolares, por exemplo.