Conta Social: Um livro que vira filtro de água

Um livro lançado recentemente tem uma função inusitada, além da leitura, e para lá de sustentável: filtrar água

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Um livro lançado recentemente nos Estado Unidos tem uma função inusitada, além da leitura, e para lá de sustentável: filtrar água. Isso mesmo. A agência DDB de Nova York e a organização Water is Life criaram o ‘Livro Potável’, manual com informações sobre saneamento e que, depois de lido, pode ser usado como purificador de água.

A publicação é feita com um tipo de papel, criado por estudiosos de duas universidades americanas, que contém nanopartículas de prata. Capazes de reter poluentes e organismos que causam doenças, como cólera, por exemplo, elas revestem cada página.

A folha é destacada (acima) e colocada na ‘boca’ do recipiente Arte%3A O Dia Online

Após a leitura, basta destacar a folha do livro. Depois, encaixa-se a página no recipiente e, enfim, a água pode ser despejada sobre o papel. Após esta filtragem, a água contaminada é considerada potável, com redução de 99,99% das bactérias presentes.

O livro tem 24 páginas, cada uma com dois filtros. A mesma folha pode ser usada para purificação por até um mês: com um exemplar, pode-se obter água potável por quatro anos. “O papel filtro do ‘Livro Potável’ vai revolucionar a purificação de água. Ele custa alguns centavos para ser produzido, tornando-se a opção mais barata do mercado”, disse o CCO da DDB de Nova York, Matt Eastwood, no site da agência.

Através da Water is Life, o livro deve ser distribuído em comunidades sem acesso a redes de saneamento básico e distribuição de água, segundo o portal Ciclo Vivo.

SEMANA ECOLÓGICA
CONHEÇA UMA ‘CASA SUSTENTÁVEL’

Começa amanhã a 4ª Semana Eco Downtown, no shopping Downtown, na Barra. Durante o evento, até dia 30, 300 alunos de escolas da região vão conhecer como funciona uma ‘casa sustentável’ (foto), aprendendo a usar energia solar e outros recursos ‘limpos’. Nesta edição do evento, os demais visitantes do Downtown também vão ter a oportunidade de conhecer a ‘casa sustentável’. Na programação para os estudantes, de 5 a 11 anos, também está a peça Energia Renovável, promovida pela Ciência Divertida. No final, as crianças receberão certificado e prêmio de participação. A ação acontecerá em dois horários, às 10h e às 15h.

BOAS AÇÕES EM DIA

As Lojas Americanas e a B2W Digital ganharam o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria ‘Ações e Cases de Natureza Socioambiental’. O case apresentado trata do ‘Comitê Companhia Verde’, que desenvolve iniciativas de consumo consciente, entre outras.

A Supergasbras lançou a campanha ‘Aquecendo Corações’, para arrecadar até 16 de junho agasalhos e cobertores para crianças e idosos. São 24 postos de coleta no país, sendo 4 no Estado do Rio. Na capital, um dos postos é na A<MC1>v. Presidente Wilson, 231/19º andar</MC></CW><MC>{TEXT}

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia