Por monica.lima

Além da capacitação das produtoras será feita uma pesquisa de mapeamento nacional do setorEditoria de Arte

O Sebrae e a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), se fixaram em um mesmo foco, que é a capacitação de pequenos produtores independentes de audiovisual no país. Juntos, estão investindo R$ 4 milhões para, até setembro de 2015, capacitar 300 empresas desse mercado. No total, segundo o Sebrae, existem cerca de seis mil empresas hoje cadastradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine). Entre as associadas à Apro, o faturamento chega a US$ 24 milhões. Debora Mazzei, analista técnica do Sebrae, explica que o projeto visa difundir a cultura empreendedora entre os pequenos produtores.

“Muitas empresas olham mais para seus projetos e menos para a sua própria empresa. Saber mais sobre a gestão do negócio e também sobre questões como a interpretação correta de editais para que os projetos possam ser inscritos dentro das especificações necessárias faz parte do trabalho de capacitação”, diz. Segundo a Ancine, os produtores independentes do país captaram o montante aproximado de R$ 1,7 bilhão, de 2001 a 2012, via mecanismos federais de incentivo. Já por meio por do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pela Ancine, em 4 anos (2009- 2013) os produtores independentes obtiveram um investimento de cerca de R$ 400 milhões para projetos para TV e cinema. O programa do Sebrae, chamado projeto Objetiva - Empreendedorismo em Foco, começou em São Paulo e será aplicado também no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Pernambuco e Brasília. Os cursos são elaborados em módulos, que abordam temas relacionados à gestão empresarial, legislação, distribuição, projeto transmídia e inovação tecnológica. Além da capacitação das produtoras será feita uma pesquisa de mapeamento nacional do setor para diagnosticar a realidade do mercado de produção em todo o Brasil, seus desafios e oportunidades.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? A Amcham vai realizar uma nova missão de empreendedorismo voltada para pequenas e médias empresas, entre 1º e 8 de novembro. A agenda, que incluirá Nova Iorque, Boston e Miami, terá como objetivo a capacitação dos empresários e executivos participantes. “A programação é montada para executivos em busca de capacitação, interessados em conhecer novos modelos de negócios e aplicação em seus empreendimentos”, diz Camila Moura, gerente de Comércio Exterior da Amcham.

? Está aberto o credenciamento para a Expo Franchising ABF-Rio 2014, que será realizada de 25 a 27 de setembro, no Riocentro, Rio de Janeiro. Consolidada como uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, a Expo Franchising ABF-Rio 2014 projeta movimentar R$ 190 milhões em novos negócios e receber 27 mil visitantes.

? Dia 29 na Livraria Cultura, em São Paulo, a escritora Mariana Castro lança o livro “Empreendedorismo Criativo”. O livro fala sobre as iniciativas da nova safra de empreendedores, a partir de relatos de start-ups criativas.

Tabacaria carioca em busca de expansão

A rede de tabacarias Candice Cigar Co. está expandindo para outros estados. Com 11 unidades no Rio, 
a empresa abre este mês uma franquia em Ribeirão Preto. A ideia é inaugurar mais cinco franquias até dezembro. Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Campinas estão entre as cidades onde há interessados.

Novo mercado para limpeza de fachadas

A rede Office Limp , franquia especializada em limpeza de fachadas de prédios, abriu a primeira unidade em maio, em São José do Rio Preto (SP), e tem planos de abrir mais lojas no estado, em cidades com população acima de 200 mil habitantes.

Farmácia familiar investe em franquias

Lançada como franquia em 2012, a Phitofarma, antes uma empresa familiar, tem hoje 20 unidades abertas no país e vai fechar 2014 com mais dez lojas abertas. Roger Marcondes, dono da marca, se prepara para expansão no mercado internacional e estuda criar uma distribuidora de matéria-prima para medicamentos manipulados.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia