Por edsel.britto

Rio - A amizade construída na infância, durante as idas e vindas do Colégio Estadual José Bonifácio, em Niterói, se solidificou com os treinos de jiu-jítsu já na adolescência. Gilbert Durinho e Rafael dos Anjos tinham muito em comum desde o berço e até hoje a paixão pelo esporte os une.

Enquanto o primeiro começou tardiamente no MMA, o segundo foi precoce, mas só agora, aos 30, alcançou o ápice ao conquistar o cinturão dos leves do UFC. Feito esse que pode colocá-los frente a frente, mas não em uma condição amistosa. Dois anos mais novo, Durinho deixa claro que só enfrentaria o amigo numa hipotética disputa de título. E ainda questiona: “Por que não?”.

Rafael dos Anjos conquistou o cinturão dos leves ao derrotar Anthony PettisDivulgação
Gilbert Durinho vem de três vitórias seguidas no UFC e demonstra confiançaDivulgação

Após três vitórias no evento, o pupilo de Vitor Belfort se vê pronto para voos mais altos. “Seria um prazer enfrentar o Rafael. Não é um rival e o cinturão ficaria no Brasil, em Niterói. Torço por ele, mas aposto que até ele aceitaria a luta”, diz. É como ‘fechar’ um torneio de jiu-jítsu. Um bom desafio para os dois. “Seria um lutão”, completa Durinho.

TRANSIÇÃO POLÊMICA É INGREDIENTE

A quarta edição do The Ultimate Fighter Brasil vai ao ar na Rede Globo a partir de amanhã e o grande desafio será mostrar a transição, com a saída do Spider e a entrada de Minotauro. “Foi tudo feito na raça. O TUF é disputa técnica, mas também psicológica. Essa edição foi marcado pelas grandes lutas. Vocês vão ver”, aposta Rodrigo.

MUDANÇAS BEM-VINDAS NO JIU-JÍTSU

A IBJJF, órgão que regulamenta o jiu-jítsu no mundo, ouviu o clamor popular e fez alterações nas regras do esporte. As melhorias visam dar dinamismo. Entre as principais mudanças: tecnologia será usada em marcações e não haverá mais vantagem de raspagens que comecem e terminem em situação de guarda 50/50. É o fim dos ‘amarrões’.

BELO VISUAL

Com luta marcada contra Milana Dudieva, Julianna Peña usou modelito sensual e roubou a cena na sexta-feira durante a pesagem do UFC: Mendes x Lamas, em Fairfax (EUA). O canal Combate exibe o evento neste sábado, a partir das 14h (horário de Brasília).

*Acompanhe também a página oficial da coluna Mata-leão no Facebook

Você pode gostar