Por thiago.antunes

Rio - Chegar à universidade, conquistar o diploma de ensino superior e não ter que se preocupar em apertar o orçamento para pagar a mensalidade. Pelo menos para estudantes de escolas públicas esse sonho já é uma realidade. Parceria firmada entre a Universidade Veiga de Almeida e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro vai conceder mais uma vez bolsas integrais em seus 37 cursos de graduação para alunos provenientes de escolas públicas.

Serão dez oportunidades de estudar na segunda melhor universidade privada do estado, e as vagas são para o segundo semestre deste ano. Os candidatos às bolsas deverão se inscrever no site da UVA através do link www.uva.br/seeduc - preenchendo os dados do formulário de inscrição até esta sexta-feira. As provas serão realizadas no sábado, no campus da Tijuca, e no domingo na unidade Cabo Frio. A hora e local da prova estarão definidos no cartão de confirmação.

Alunos da rede pública podem ganhar bolsa integral para estudar em um dos 37 cursos de graduação da Universidade Veiga de AlmeidaDivulgação

No momento da inscrição, os candidatos devem preencher os dados para a inscrição da seguinte forma: no campo “Modalidade”, deve-se marcar a opção “Presencial”; Em “Campus”, pode-se optar entre Barra da Tijuca, Cabo Frio, Centro ou Tijuca; A opção de “Curso” será conforme relação disponível no edital; e por fim, em “Turno”, o candidato terá que escolher de acordo com o campus e o curso oferecido. Todos os alunos candidatos oriundos da rede estadual serão isentos da taxa de inscrição.

Para concorrer a uma das bolsas, alunos da rede estadual devem ter participado de pelo menos um terço das avaliações bimestrais (Saerjinho) no caso daqueles que estão concluindo este ano o Ensino Médio e, no mínimo, dois terços dos exames do Saerjinho no caso dos alunos que cursaram o último ano do Ensino Médio em 2014. O programa de bolsas de estudo está aberto a alunos do Ensino Médio Regular e das seguintes modalidades: Curso Normal, Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Integrado, EJA Ensino Médio e Autonomia. A lista completa dos cursos de graduação da UVA também está em www.uva.br/cursos/graduacao.

Vagas são para o segundo semestre deste anoDivulgação

Primeiro lugar geral no estado

Um dos cursos atendidos pelo programa de bolsas é o de Direito, que obteve o primeiro lugar geral do estado do Rio, na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) junto a instituições de ensino superior. Os avanços tecnológicos e as mudanças culturais na sociedade cada vez mais marcada por conflitos de interesses sociais e econômicos abriram um amplo campo de trabalho para os profissionais da área nos mais variados ramos do Direito.

Vestibular solidário oferece 5.840 vagasDivulgação

Embora a carreira desperte a atenção de quem busca estabilidade financeira no serviço público, a atuação de advogados e bacharéis vai muito além do funcionalismo. Os profissionais podem assumir cargos em instituições públicas ou privadas, como, por exemplo, trabalhar como advogado, juiz. promotor, defensor público, procurador, consultor, diplomata, assessor parlamentar, delegado e professor. O coordenador do curso de Direito da UVA, na unidade da Barra da Tijuca, Soniárlei Vieira Leite destaca que a carreira é uma das mais atrativas. Segundo ele, muitos profissionais atualmente estão se especializando em ramos novos, como Direito Digital, Educacional, de Entretenimento, de Animais, Ambiental, Desportivo, Médico, Odontológico entre outros.

“São muitas as possibilidades de concurso nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Nos cargos de alto nível, como procurador ou juiz, o profissional não ganha menos de R$ 20 mil. O ideal é que o profissional conheça muito bem a área na qual pretenda atuar e se torne um especialista. A área tributária, por exemplo, com toda a sua especificidade gera uma necessidade constante de atualização que o generalista não teria condição de atender”, orienta o especialista em Direito Tributário.

Vestibular solidário

Estão abertas as inscrições para o vestibular solidário da Veiga de Almeida que este ano oferece 5.840 vagas. O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado no dia da prova — nos dias 1º de agosto nos campi Tijuca, Barra Marapendi, Barra Downtown e Centro e 2 de agosto em Cabo Frio­­­ — com a doação de duas latas de leite em pó ou um pacote de fraldas geriátricas descartáveis. Todos os donativos serão doados para instituições beneficentes assistidas pela universidade.

A inscrição pode ser feita pelo site www.uva.br até um dia antes da prova .O vestibular para os cursos de Direito (Campi Tijuca e Barra Downtown), Engenharia Civil (Campus Tijuca) e Odontologia só será aplicada no campus de matrícula. No dia do exame, o estudante deverá apresentar um documento de identificação com foto.Os candidatos fazem uma redação sobre um tema atual e uma prova de conhecimentos gerais do Ensino Médio, com 30 questões de múltipla escolha. Os resultados serão divulgados na segunda-feira após às provas e os selecionados iniciarão as aulas no dia 10 de agosto.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia