Por paulo.gomes

Rio - O que te move? Conseguir arrancar o sorriso de uma criança em um leito de hospital — como fazem os ‘palhaços-voluntários’ da Clínica da Alegria em Niterói? Ajudar o pessoal do Pimp My Carroça a instalar cestas para descartes exclusivo de alumínio em São Paulo? Quem é voluntário sabe: a recompensa é muito maior para quem ajuda. A pessoa se sente gratificada em poder colaborar para um mundo menos injusto e mais sustentável.

No Rio, mais de 100 ONGs, 300 voluntários, empresas e iniciativas já se preparam para o Dia das Boas Ações, celebrado em 10 de abril. O movimento global, que começou em 2007, já ‘contaminou’ mais de 60 países com o único objetivo de engajar mais e mais pessoas em causas sociais.

A ‘turma do bem’ vai ocupar o Parque Garota de Ipanema%2C no Arpoador%2C com intervenções artísticas e shows musicaisDivulgação

Parceria da rede Atados com o Catraca Livre, o grande encontro por aqui acontece domingo, em clima de festa. A ‘turma do bem’ vai ocupar o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, com intervenções artísticas e shows musicais.

Já no sábado haverá intervenções em mais de 30 pontos da cidade. Tudo com o intuito de ajudar a melhorar a vida dos outros e afetar positivamente o mundo. Como capinar e limpar o terreno de um projeto social no Morro do Cantagalo, dando lugar a uma horta comunitária.

Está aí uma boa oportunidade de neutralizar a energia perversa do ódio e da intolerância que tem dominado tanto as pessoas. Interessados em participar das ações no Rio podem se inscrever pelo www.diadasboasacoes.com.br.

A moda é... coleta seletiva com estilo

Uma das maiores redes varejistas de moda do país, a Lojas Renner completa cinco anos do Projeto EcoEstilo. No ano passado, a iniciativa foi responsável por coletar, nada mais, nada menos, que 23,5 toneladas de embalagens e frascos vazios de perfumes e produtos de beleza. Um aumento de 13,4% em relação a 2014. Para ter ideia, a montanha equivale ao peso de aproximadamente 30 carros populares.

A ideia é estimular e conscientizar clientes e colaboradores a descartarem os resíduos em coletores disponíveis em todas as lojas da marca. O material ganha um destino ambientalmente adequado: a reciclagem ou aterros industriais.

Boas ações em dia

O Programa Receita do Bem, da Unimed Rio, espera superar este ano os R$ 500 mil captados em 2015. Desde 2010, são mais de R$ 5 milhões e 15 projetos apoiados nas áreas cultural, esportiva e audiovisual.

Em parceria com o Viva Rio, o São Gonçalo Shopping recebe até o dia 30 materiais de limpeza, higiene pessoal, roupas e alimentos para famílias afetadas pelas chuvas na cidade.

O programa Fábrica de Escolas do Amanhã, da Construtora Norberto Odebrecht (CNO), leva o projeto Horta Ecológica aos sábados a uma creche de Inhoaíba, Zona Oeste do Rio.

Você pode gostar