Por karilayn.areias
Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental)%2C que envolve alunos das escolas municipais de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto%2C na Região SerranaDivulgação

Rio - É de pequeno que se aprende a importância de preservar o meio ambiente. E uma das ações mais lúdicas e que ficam marcadas para sempre na vida de uma criança é o plantio de uma árvore. Em todo o Brasil, não são poucas as empresas que apostam nesse ato simbólico como importante instrumento de conscientização. O Grupo Petrópolis, por exemplo, já realizou o plantio de 929.020 mudas de árvores somente no Estado do Rio.

A ação faz parte do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), que envolve alunos das escolas municipais de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. Mas não basta plantar uma mudinha. Os estudantes também são convidados a caminhar pela mata em trilhas sinalizadas e aprender a identificar diferentes espécies e suas propriedades. Somente este ano, já foram realizadas 12 trilhas ecológicas nas fazendas das fábricas de Teresópolis e Petrópolis.Cerca de mil crianças de aproximadamente 50 escolas já participaram da atividade.

Os alunos ainda recebem noções teóricas sobre meio ambiente por meio de material didático, que inclui cartilhas, vídeos e CDs interativos. Tudo em parceria com o Instituto Chico Mendes. Neste ano, cerca de 50 professores e coordenadores de escolas das duas cidades foram capacitados pelo projeto em conceitos de educação ambiental, como coleta seletiva, cuidados com o solo e água, poluição do ar e plantio de árvores, além de informações sobre o futuro do planeta, caso não sejam adotadas medidas preventivas. No fim do ano uma avaliação verifica se as crianças, de fato, apreenderam a lição.

“Esta semente também está sendo semeada no dia a dia de alunos que participam do projeto com aulas de educação ambiental e trilhas ecológicas. Queremos deixar um legado de consciência ambiental para essas comunidades”, afirma Eliana Cassandre , gerente do Grupo Petrópolis. Em todo o país, o número já soma mais de 1,180 milhão de mudas plantadas. 

Desconto no Uber para incentivar plantio

A Uber fechou parceria com o projeto de reflorestamento Dá Pé, que pretende plantar 20 mil árvores no Rio e em São Paulo. As 100 primeiras pessoas que contribuíram com o projeto vão ganhar uma viagem compartilhada para acompanhar o plantio no Rio, dia 18 de dezembro, na Floresta da Tijuca. A empresa vai destinar automaticamente R$ 5 para cada novo usuário que realizar a primeira viagem com o código de desconto ‘Dape’ durante a campanha.

A cada quatro primeiras viagens de novos usuários, é batida a meta de contribuir para o plantio e manutenção de uma árvore por cinco anos. A iniciativa do Um Pé de Quê?, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, já garantiu o plantio de 20 mil árvores em 2015. As marcas Reserva, Zerezes, Wabi-Sabe e Tucum também aderiram a esta segunda fase da campanha, na plataforma de crowdfunding Kickante. 

Escola verde envolve mais de 50 mil na Baixada 

"O futuro do planeta depende de como tratamos a natureza hoje”, afirma Larissa Alves, de 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Álvaro Lisboa Braga, em Belford Roxo. Ela desenhou uma árvore e escreveu a frase ‘Cuide do nosso meio ambiente’ no Mural Ecológico, criado pela Escola Verde, projeto da Bayer que já atendeu cerca de 50 mil alunos da Baixada Fluminense em 10 anos.

Três vezes por semana, dois grupos de alunos do Ensino Fundamental estudam os temas de forma interativa, com apoio de jogos e atividades. Ao fim das aulas, desenham o que aprenderam. A iniciativa tem parceria da Unigranrio e das secretarias de Educação de Belford Roxo, Duque de Caxias e São João de Meriti, além da Unigranrio. Em cinco anos, 450 professores foram capacitados. 

Você pode gostar