Por marlos.mendes
Publicado 01/11/2016 15:42 | Atualizado 03/11/2016 18:14

Rio - A cidade do Rio de Janeiro receberá pela primeira vez a conferência mundial Wonca, que reunirá médicos de 80 países entre dos dias 2 e 6 de novembro no Rio Centro. Promovida pela Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors) e pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a conferência promove a atualização profissional e a troca de experiências entre os profissionais do setor.

WoncaReprodução

“O Wonca de 2016 será o maior evento que a especialidade já realizou, extremamente importante tanto para os médicos de família e comunidade que trabalham no Brasil quanto para os que atuam em outros países, já que poderão trocar informações sobre experiências de cidades e sistemas de saúde diferentes. Para os estudantes de medicina e residentes é uma oportunidade única de integração com o trabalho das ligas acadêmicas, que, espalhadas pelo mundo, fortalecem a especialidade, com forte atuação em projetos nas universidades e nas comunidades”, ressalta Gustavo Gusso, presidente do Wonca 2016 e diretor científico da SBMFC.

A programação inclui palestras e debates com nomes de destaque da medicina de família e comunidade. Peter Gotzsche, diretor do Centro Cochrane Nórdico, discutirá o tema “Por que tão poucos pacientes se beneficiam dos medicamentos que tomam e porque muitos são mortos por eles". A presidenta eleita da Wonca, Amanda Howe, falará sobre“Pessoas, política e poesia: três boas razões para o sucesso da medicina de família”. Kees van Boven, presidente do Transition Project Foundation (Fundação Projeto de Transição), do Centro Médico da Universidad e de Radboud, em Nijmengen, Holanda, tratará da relação médico-paciente no debate "Quando um não quer, dois não brigam. O paciente, seu médico e a razão da discussão".

O extenso conteúdo científico oferece aos participantes atividades de atualização e introdução a vertentes da medicina de família, além de atividades culturais, como exibição de filmes, apresentações musicais.

A conferência Wonca é realizada anualmente em um país diferente para que todos os públicos de área de atuação na medicina de família e comunidade sejam alcançados.

SERVIÇO

:: 21ª Conferência Mundial de Medicina de Família e Comunidade – WONCA
:: 2 a 6 de novembro de 2016
:: Riocentro. Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.
:: http://www.wonca2016.com

Você pode gostar