Por gabriela.mattos

Rio - A gastronomia sustentável veio para ficar. Cada vez mais restaurantes vêm incluindo alimentos orgânicos em seus cardápios e comprando diretamente de agricultores familiares. Uma forma de aliar preocupação com o meio ambiente e economia de custos, já que os pequenos fornecedores oferecem preços mais em conta. Desde 2014, empresários de 40 restaurantes do Pólo Lido+Leme compram orgânicos cultivados por moradores do Morro da Babilônia, numa parceria com o Sebrae-RJ.

O Vikings, presente em Nova Iguaçu e Tijuca e em breve no Humaitá, resolveu trocar o fornecedor de trutas e tilápias do Ceará por outro do interior do estado e economizou 25%. Já o Lapamaki, primeiro japonês a oferecer rodízio vegano e vegetariano em 2015, faz sucesso com seus shitakes e shimejis produzidos em fazendas de Rio Bonito. Para celebrar o Dia Nacional da Comida Orgânica (25), as unidades Lapamaki de Ipanema e Copacabana estão com uma promoção: até quarta-feira, a cada prato o cliente leva outro.

AquaRio ganha teto solar gigante

O AquaRio vai ganhar o que já é considerado o maior teto solar do Estado do Rio. Em parceria com a empresa Faro Energy, vai instalar mais de 2 mil painéis fotovoltaicos em seu telhado. São 6 mil metros quadrados de instalação, o equivalente a um campo de futebol. A previsão é reduzir a conta de luz em até 30% com a geração de 77 mil mWh de energia limpa por mês. Essa eletricidade é suficiente para abastecer nada menos que 500 residências brasileiras no mesmo período. A iniciativa também permite tirar da atmosfera 320 toneladas de gás carbônico ao longo de um ano.

Aquario ganha teto solar giganteDivulgação

Responsib’All Day

Antecipando o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Pernod Ricard vai promover o chamado Responsib’All Day, que irá mobilizar 18.500 funcionários da empresa para atividades voluntárias em 87 países. Com a ação, a multinacional francesa de bebidas, dona de marcas como Absolut, Chivas, Ballantine’s e Beefeater, quer reforçar a sua preocupação com a responsabilidade socioambiental. A  fábrica de Resende, no Sul Fluminense, também aderiu. A unidade já recicla 100% dos resíduos sólidos que gera: foram 447 toneladas no ano passado, sendo 45% de vidro). Esses resíduos sólidos recicláveis são vidro, plástico, papel e papelão.

Campanhas nas ruas

O inverno não chegou, mas várias marcas já lançaram suas campanhas de agasalho para ajudar moradores de rua e de abrigos e asilos. A Supergasbras encerra hoje a 11ª edição da ação ‘Aquecendo Corações’ e quer arrecadar mais de 12 mil itens. Já o Instituto GPA, em parceria com Cruz Vermelha e Rotary Club, espera mais de 100 mil doações até dia 11 nos supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assaí.

Escolas e shoppings

O Rio Sul e o Madureira Shopping iniciam dia 1º a campanha ‘Inverno Quente’, que vai até 1º de julho. Cobertores e agasalhos doados pelos consumidores serão enviados para a ONG Viva Rio. Já as sete unidades do Colégio de A a Z arrecadam até sexta-feira doações para três instituições beneficentes. Em 2016, a ação ‘Inverno Solidário’ recolheu mais de 1.200 peças.

O INSTITUTO CYRELLA inscreve projetos sociais até quarta. Vencedores terão R$ 50 mil para construção ou reforma.

Boas ações

Alunos e professores do Brasas marcam presença no Dia Mundial da Limpeza, sábado. Durante o 15º Clean Up The World Brasil, vão recolher lixo das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

O Instituto Ekloos lançou uma aceleradora social que vai turbinar 30 ONGs e projetos sociais este ano. A ideia é estimular a criação de iniciativas de impacto social, voltadas ou não para geração de renda.

A Granja Mantiqueira festeja 30 anos com a campanha Ovos Solidários do Coração. O Pró-Criança Cardíaca, em Botafogo, vai ficar com 10% da renda.

O Repórteres do Bem, projeto social da Rede Reinventar JornalistasRJ, estará hoje no Lar Maria de Lourdes, em Jacarepaguá. Os voluntários vão levar alimentos, roupas e brinquedos recolhidos no encontro de quinta-feira, na ABI, o primeiro do ano.

Você pode gostar