Nos dias frios de inverno, ar é utilizado com o sistema de aquecimento no interior do veículo - reprodução da internet
Nos dias frios de inverno, ar é utilizado com o sistema de aquecimento no interior do veículoreprodução da internet
Por

No inverno, época de constantes mudanças de temperatura, a ocorrência de problemas respiratórios pode aumentar. Na estação, o uso do ar-condicionado no carro segue intenso, pela razão de servir como sistema de aquecimento. Dadas as condições, os cuidados então com o filtro de ar devem ser redobrados. Neste sentido, é bom ouvir a recomendação de fabricantes especializados no componente para a adequada manutenção da qualidade do ar dentro do habitáculo do veículo.

A MicronAir, fabricante de filtros de ar veicular, enumera aos motoristas e mecânicos quatro orientações que devem ser observadas no componente do ar-condicionado do carro no inverno, ressaltando a importância da sua troca, fundamental para a saúde dos ocupantes.

MBITO

Ao contrário do que ocorre no verão, quando se transita no carro com os vidros abertos ou com o ar ligado, no inverno é comum as pessoas andarem com os vidros fechados e utilizem o aquecimento interno (ou ainda com vidros fechados e ar desligado). Pelo ar do carro ocorre a entrada de fungos, bactérias e partículas alérgicas. Por isso, é importante verificar se o filtro do carro está no prazo de validade para manter o conforto dentro do seu veículo e evitar a inalação de tais micro-organismos.

Em grandes cidades, como o Rio por exemplo, a poluição é grande e não é difícil passar por áreas com cheiro desagradável. Pior é ter esse cheiro dentro do veículo. Para evitar esse desconforto utilize filtros de ar-condicionado com carvão ativado, que, além da limpeza do ar, também bloqueia odores indesejáveis.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

De acordo com a MicronAir, estima-se que 30% da população mundial sofra com alergias ou asma. Um carro com o ar-condicionado ligado faz o mesmo papel de um aspirador de pó, trazendo para o interior do veículo toda a poluição presente no ar, esta que faz por ano mais de 3,3 milhões de vítimas. Neste caso os filtros mais indicados são os antialérgicos, que executa a função natural do componente e também neutraliza as partículas alérgicas e os poluentes gasosos.

Os filtros não trabalham apenas para a saúde dos ocupantes de um veículo. Eles também agem a favor da segurança por evitarem a entrada e o acúmulo de sujeira, que provocam o embaçamento dos vidros do carro.

Segundo Carlos Matos, gerente da empresa, "produtos originais garantem que a instalação fique perfeita e não acarrete problemas futuros. O filtro de ar de cabine de fábrica também opera perfeitamente em todas as temperaturas entre -40 graus e 85 graus, ou seja, a qualidade do ar é boa tanto no calor tropical quanto no frio ártico". Ele ressalta que estes componentes, "podem ser substituídos apenas uma vez ao ano ou a cada 15.000 quilômetros".

Você pode gostar
Comentários