
Principal porta de entrada para o mercado de trabalho para quem ainda busca a formação profissional, o estágio é a oportunidade ideal para o aprendizado e para os primeiros passos na carreira. E os jovens projetam um futuro pautado pelas constantes inovações tecnológicas. Pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) constatou que 53,4% da chamada geração Z busca 'uma organização inovadora e com espaço para novas ideias'. Foram ouvidas 26.193 pessoas entre 15 e 26 anos.
E há empresas que buscam iniciativas para atrair esses jovens. É o caso da cervejaria Ambev, eleita uma das cinco empresas dos sonhos dos jovens, segundo pesquisa da consultoria Cia. De Talentos. Na última semana, a empresa abriu inscrições em todo o país para o seu programa de estágio, onde os estudantes têm a missão de desenvolver planos de melhoria em suas áreas, contribuindo para o crescimento da companhia. "A formação de lideranças na Ambev é feita dentro de casa e começa com o estágio. Por isso, estamos sempre em busca de jovens proativos, que tenham muito interesse em aprender e vivenciar coisas novas", diz Renata Figueiredo, gerente de seleção de talentos da empresa.
experiência internacional
O The Boston Consulting Group (BCG), consultoria mundial em estratégia de negócios que ocupa o terceiro lugar entre as melhores empresas para trabalhar da revista Fortune, abriu inscrições para recrutar novos estagiários e recém-formados. Profissionais do BCG estarão no Rio de segunda a quinta-feira para a primeira etapa do processo seletivo. Para participar, os interessados devem acessar o site www.bcg.com. As seleções vão ocorrer no Centro de Tecnologia da UFRJ, no Edifício Argentina e na PUC.
A Mercedes-Benz do Brasil também abriu uma seleção para estagiários no site www.mercedes-benz.com.br, até 3 de dezembro. Os estagiários com melhores avaliações concorrem a um intercâmbio na matriz da Mercedes-Benz na Alemanha. "Os jovens têm interação com todos os níveis de profissionais e também são motivados a fazer a diferença", comenta a diretora de RH Ana Paula Desiderio.
de estagiário para estagiário
Em dezembro de 2015, um grupo de estagiários da Bayer criou um programa para integrar os novatos à companhia e apresentá-los às áreas de negócios. Hoje, todos os estagiários da organização debatem sobre temas estratégicos para a empresa. Desde a criação, mais de 100 jovens passaram pelo projeto.
Estagiária de Designer da InHouse, agência interna da Bayer, Rafaela Konstantyner acredita que o programa facilita a adaptação dos novatos. "É uma oportunidade de dar voz aos estagiários a partir de um ambiente acolhedor, onde é possível compartilhar ideias de inovação e diversidade, promover uma interação constante e trocar experiências. Isso é muito importante para incentivar o desenvolvimento profissional dos estudantes".
INICIATIVA NO RIO
A iniciativa chegou neste ano na Bayer do Rio. Alexandre Ferreira Junior é estagiário jurídico da unidade e afirma que as responsabilidades ficaram maiores. "Houve um amadurecimento profissional e pessoal. Meu trabalho é valorizado. O meu coordenador não me enxerga como um simples estagiário, mas como um profissional importante para as expectativas da empresa".
O presidente da Bayer no Brasil, Theo van der Loo, avalia que o contato com os estagiários é importante para entender o público a partir de novas perspectivas. "É uma oportunidade para trocar ideias entre jovens e líderes, acostumados a exercerem o papel de orientar novos talentos. Essa dinâmica de coaching reverso funciona, porque a nova geração traz perspectivas diferentes. Aprendo muito com os jovens. Entender esse público traz resultados positivos internamente e externamente".


