Mesmo com a crise que estamos atravessando, o setor tem se mobilizado em várias frentes para promover congressos, seminários e curso de pós-graduação. A ideia é buscar soluções para driblar a crise e aperfeiçoar ainda mais os serviços prestados no mercado imobiliário. Amanhã, por exemplo, começa a 19ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com o tema 'Inovações científicas e tecnológicas'. O evento é voltado às áreas de engenharia, arquitetura e direito. Um dos debates será sobre as 'Perspectivas da economia brasileira e impactos no mercado imobiliário', abordando tópicos como o histórico de performance do segmento, indicadores de ciclo, índice IGMI-C (que mede a rentabilidade do segmento imobiliário comercial), além das tendências da economia e do setor imobiliário em curto e médio prazos.
Já no dia 31, o Instituto Justiça e Cidadania, em parceria com a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), a Associação dos Magistrados (Amaerj) e a OAB/RJ, vai promover a segunda etapa do seminário 'A Incorporação Imobiliária na Perspectiva do Poder Judiciário', no Auditório Antonio Carlos Amorim (Emerj), na Avenida Erasmo Braga 115/4º andar, no Centro. O evento é gratuito e terá coordenação científica do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, que vai participar da abertura.
O seminário será dividido em três painéis. O primeiro será 'A incorporação imobiliária no cenário atual'. No segundo, o assunto será 'Os Distratos. Análise dos Impactos Econômicos das Decisões Judiciais', com a participação do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) e de João Paulo de Matos, presidente da Calçada, entre outras personalidades. O terceiro e último painel vai discutir as 'Perspectivas jurisprudenciais da incorporação imobiliária', tendo como palestrantes o desembargador Werson Rego (TJRJ), o promotor de justiça Sidney Rosa Filho e o advogado Antonio Ricardo Correa, conselheiro da Associação de dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ).