Qualificação profissional na área de automóveis

Nova escola do Senai em Jacarepaguá poderá capacitar mais de 1.500 alunos por ano. Iniciativa acompanha crescimento da geração de empregos no setor

Por

A oficina da escola conta com ferramentas modernas e veículos que estão em alta no mercado
A oficina da escola conta com ferramentas modernas e veículos que estão em alta no mercado -

O Senai inaugurou um novo centro para formação e aperfeiçoamento de profissionais para a indústria automotiva. A escola fica em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e poderá capacitar mais de 1.500 alunos por ano. A unidade foi criada em parceria com nove montadoras e com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa). O Senai Jacarepaguá tem cerca de 25 cursos diferentes para o setor, em turmas de formação técnica, aperfeiçoamento e qualificação.

Anélio Rosa Machado, que trabalha na área automotiva há 30 anos, se matriculou no curso de manutenção de ar-condicionado automotivo. "Acredito que esse curso vai abrir ainda mais o meu leque de possibilidades, pois eu não sabia nada de refrigeração de automóveis", conta Machado, de 51 anos.

Além da Ford, as montadoras parceiras do Senai no projeto respondem pelas marcas Chrysler, Jeep, Ram, Dodge, Peugeot, Citröen, Nissan, Renault, GM, Toyota e Yamaha. "Na oficina da escola, praticamos em carros que estão em alta no mercado, o que torna as aulas mais atraentes", comemora o aluno Anélio Machado.

Para Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, o novo centro representa um passo importante para a recuperação econômica do estado. "O desempenho do setor automotivo no Rio subiu mais do que a média nacional este ano. Assim, acreditamos que vamos impulsionar a economia capacitando os profissionais para a área", prevê.

Executivos das montadoras também comemoram a criação da escola. Segundo João Alexandre Filho, supervisor de treinamento técnico da Ford na América do Sul, os profissionais formados podem atuar na área de reparo e manutenção, muito valorizada na empresa. "O setor de pós-venda é extremamente importante para a Ford. Ao capacitar profissionais com qualidade, o Senai nos ajuda", diz João Filho.

Em relação à geração de empregos, as empresas do setor tiveram o segundo melhor desempenho no Rio neste ano, atrás apenas das companhias de metalurgia, segundo dados do Ministério do Trabalho. No primeiro semestre, o crescimento da produção de automóveis no Rio foi de 18,6%, ficando acima da média nacional, fixada em 11,7%. No período, foram criados 199 empregos no setor. Matrículas pelo site cursosenairio.com.br ou pelo telefone 0800 0231 231.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

A oficina da escola conta com ferramentas modernas e veículos que estão em alta no mercado Divulgação/Renata Mello
As recomendações das montadoras são vitais para que o motorista respeite o momento de revisar partes e fluídos Divulgação/Renata Mello
Um lubrificante de qualidade inferior opor colocar em risco o motor do seu veículo, afetando o seu desempenho Divulgação/Renata Mello
Centro de Treinamento Automotivo SENAI em Jacarépaguá.. .# Ubiratan dos Santos Divulgação/Renata Mello

Comentários