Por

Termina hoje o prazo de inscrições para o Prêmio Cultura Diversidade, que vai selecionar 62 projetos para incentivar atividades de formação e desenvolvimento de arte. Cada escolhido pela Secretaria Municipal de Cultura vai ser contemplado com R$ 8 mil. Ao todo, o prêmio vai fazer um investimento de R$ 496 mil.

Serão aceitas propostas de diferentes linguagens e áreas, como artes visuais, artesanato, audiovisual, bibliotecas, centros culturais, cinema, circo, dança, design, fotografia, folclore, literatura, moda, museus, música, multiplataforma, teatro, e preservação e restauração do patrimônio natural, material e imaterial.

O principal diferencial foi a realização de um circuito de capacitação, com o objetivo de ajudar produtores de áreas periféricas da cidade a participarem do edital, garantindo representatividade de diversas expressões culturais.

Foram organizados encontros em Sepetiba, Realengo, Jacarepaguá e Madureira, com produtores e artistas independentes de segmentos distintos. Entre eles, o de hip hop e de religiões de matriz africana. Os participantes assistiram palestras sobre marketing cultural e gestão de negócios, receberam orientações para elaboração de projetos e foram incentivados a pensar suas atividades culturais como startups. Para se inscrever, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Cultura, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/smc.

Você pode gostar