Mais Lidas

O evento será realizado a partir das 16h, na Praça Agripino Grieco

Por karilayn.areias

Rio - O sambista, escritor e estudioso da cultura africana Nei Lopes, é o grande convidado de hoje, para a aula ao ar livre da Universidade Volante. O evento, que é organizado pelo coletivo "Leão Etíope do Méier", será realizado a partir das 16h, na Praça Agripino Grieco, no Méier. A entrada é gratuita.

Compositor falará sobre sambaDivulgação

Com o tema ‘o samba na literatura de um sambista’, a aula de Nei promete passear pelas diversas histórias das obras do autor. Além de bacharel em Direito e Ciências Sociais, Lopes é ativo participante do movimento pela igualdade de direitos dos negros, com diversos livros publicados, entre eles: ‘Kitábu, o livro do saber e do espírito negro-africanos’ (Senac, 2005), ‘Partido alto, samba de bamba’ (Pallas, 2006), ‘Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana’ (Selo Negro, 2004), ‘Sambeabá: o samba que não se aprende na escola’ (Casa da Palavra, 2003), ‘Zé Kéti: o samba sem senhor’ (Relume Dumará, 2000) e ‘171-Lapa-Irajá: casos e enredos do samba’ (Folha-seca, 1999).

Na música, Nei tem mais de 350 títulos gravados desde 1972. Em 2015, ele recebeu aplausos da crítica teatral de Rio e São Paulo como autor, sem parceiros, da trilha sonora do musical ‘Bilac Vê Estrelas’, de Heloisa Seixas e Júlia Romeu. No ano passado, por conta da composição, ele recebeu o Troféu Bibi Ferreira, do 28º Prêmio Shell de Teatro.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia