Mais Lidas

Por pedro.lopes

Desde que os carros se tornaram populares, é cada vez mais comuns os jovens juntarem os amigos e pegarem a estrada, seja nas férias ou no final de semana. Para desespero dos pais preocupados, a juventude conquista a independência cada vez mais cedo! Como o melhor caminho é sempre a educação e o diálogo, juntamos aqui algumas dicas de pai para filha, para garantir a segurança na estrada e durante a viagem:

Revisão é o segredo

Revisar o carro de acordo com a quilometragem e as recomendações do fabricante é essencial para garantir a segurança, não somente na estrada: um carro revisado tem muito menos chance de dar problema mesmo no dia a dia. A revisão evita gastos desnecessários com peças e consertos fora de hora, e também o desgaste excessivo das peças. Um carro revisado é um carro seguro!

Revisar o carro de acordo com a quilometragem e as recomendações do fabricante é essencial para garantir a segurança%2C não somente na estrada.ODia

Bebida e direção? Não mesmo!

Parece redundante falar disso hoje em dia, mas acidentes envolvendo bebida e direção ainda são uma das maiores causas de fatalidades entre jovens. Durante a viagem, todos se divertindo, a tentação de beber e dirigir pode ser grande, afinal, ninguém quer ficar de fora da brincadeira. É importante - pra garantir que ninguém vai cair na tentação - definir antes de sair quem é o motorista da rodada. Que tal viajar para um lugar em que a locomoção possa ser feita a pé? Nas cidades do interior do país existem atrações incríveis que não precisam do carro, como cachoeiras, trilhas e passeios históricos. Assim, todo mundo se diverte sem riscos!

Motorista descansado é motorista feliz

Querendo aproveitar o máximo de tempo possível, é comum ver jovens pegando a estrada no final da noite e início da madrugada. Depois de uma semana de trabalho, o cansaço acumulado pode pesar. Os amigos pegam no sono e o motorista se vê sozinho. Nessa hora, não tem música que dê jeito: o sono pode ser mais forte e gerar acidentes. Que tal sair de manhã cedinho no dia seguinte? Com todo mundo descansado e o dia claro, a segurança e a diversão estão garantidas.

E por falar em motorista: revezem!

Essa vale para viagens mais longas: revezar a direção e fazer pausas regulares é essencial para ninguém chegar super desgastado ao destino. Aproveitem as pausas para ir ao banheiro, esticar as pernas e repor as garrafinhas de água! Hidratação é muito importante, pois garante a visão perfeita e a atenção necessárias na estrada. Com o advento da tecnologia, dá pra conferir os postos e restaurantes ao longo do caminho, e planejar as pausas com antecedência. Quer curtir o acaso e se surpreender com o caminho? Ok, mas salve a localização de pelo menos um posto de gasolina!

Não deixem seus pais preocupados

Celular carregado, contato do lugar onde vão se hospedar e notícias de vez em quando - mesmo que seja só uma mensagem - não custam nada! Nós já fomos jovens, acreditem, e sabemos como é bom curtir uma viagem com os amigos sem se preocupar com mais nada. Ainda assim, uma mensagenzinha não custa, né? Manter seus pais informados também é questão de segurança! Mesmo distantes, eles podem ajudar caso algo não saia como planejado.

O mais importante: divirta-se!

Você já sabe o que fazer para se manter segura durante a viagem, então agora é só alegria! Não esqueça de tirar muitas fotos para mostrar aos seus futuros filhos: não existe nada mais gostoso do que compartilhar lembranças de viagem com quem a gente mais ama no mundo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia