Trinta tipos de alimentos são oferecidos na alimentação escolar pelos produtores rurais de Quissamã - FOTOS divulgação
Trinta tipos de alimentos são oferecidos na alimentação escolar pelos produtores rurais de QuissamãFOTOS divulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Quissamã vai representar o Estado do Rio na final do concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, a decisão será dia 3 de outubro, em Brasília, como parte do Seminário Internacional de Alimentação e Nutrição, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Entre os 25 municípios finalistas da final, Quissamã concorre na categoria Intersetorialidade, que destaca as ações que valorizam o agricultor familiar e ampliam as ofertas de alimentos saudáveis. Conforme a Secretaria de Agricultura, a cidade foi uma das primeiras a adotar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Criado em 2011, o PNAE determina que 30% do valor repassado pelo FNDE precisa ser usado na compra direta de produtos da agricultura familiar. Adotado em Quissamã ainda naquele ano, o programa atende hoje cerca de 4,5 mil alunos de 12 escolas da rede municipal e três creches. No início da implantação do projeto, eram apenas 12 itens.

De acordo com o secretário de Agricultura de Quissamã, João Carlos Pinto, os produtores familiares da cidade atualmente cultivam diversos alimentos. Entre eles, aipim, abóbora, alface, brócolis, beterraba, cebola, batata-doce, cenoura, salsa, cebolinha, couve manteiga, milho verde, quiabo, farinha de mandioca, beiju e feijão.

"A agricultura familiar composta por produtores agrícolas, de leite e pescadores é de suma importância para Quissamã. Além de gerar renda para o homem do campo, possibilita maior qualidade na produção de alimentos, além de enriquecer nutritivamente à merenda escolar", destaca João Carlos Pinto.

Você pode gostar
Comentários