Comandante do GAOP, João Henrique Ribeiro ganhador de duas medalhas (prata e bronze), competindo na categoria Karatê, nos Jogos militares internacionaius, realizado em Los Angeles.  Data 24/08/2017. Macaé/Rio de Janeiro/Brasil - divulgação
Comandante do GAOP, João Henrique Ribeiro ganhador de duas medalhas (prata e bronze), competindo na categoria Karatê, nos Jogos militares internacionaius, realizado em Los Angeles. Data 24/08/2017. Macaé/Rio de Janeiro/Brasildivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

A cidade de Macaé acaba de escrever seu nome na história dos jogos Word Police Fire Games. É que o comandante do Grupo de Apoio Operacional (GAOp) da Guarda Municipal, João Henrique Ribeiro, conquistou duas medalhas no principal torneio com atletas das forças de segurança pública de todo o mundo. Ele levou prata e bronze no caratê. Promovida pela Califórnia Police Athletic Federation (CPAF), dos Estados Unidos, a competição foi realizada entre os dias de 7 e 16 de agosto, em Los Angeles.

João Henrique Ribeiro foi medalha de bronze individual entre os caratecas de mais de 40 anos. A de prata foi conquistada na categoria por equipes, que reuniu o próprio comandante do Grupo de Apoio Operacional da Guarda Municipal de Macaé e outros três agentes de segurança pública brasileiros dois policiais militares (de São Paulo e Distrito Federal) e um policial civil (do Distrito Federal).

"É um evento motivador e de grande valorização para aqueles que, durante as folgas, conseguem ainda desenvolver uma atividade física ou esportiva em nível de competições, retirando, assim, uma carga de estresse que o serviço por si só já carrega", avalia Ribeiro, que tem 48 anos de idade e está há 17 na Guarda Municipal, tendo começado no caratê aos 14.

Para o comandante, mais do que a conquista das medalhas de prata e bronze, ter participado do Word Police Fire Games 2017 já é um motivo de comemoração. Isso porque o torneio consegue promover a confraternização entre todas as forças de segurança do mundo e ainda permite conhecer um pouco da realidade de cada país através de seus atletas. "Interessante foi a presença de famílias completas torcendo e se confraternizando com outras famílias", destaca Ribeiro.

Ainda de acordo com o comandante, a expectativa para a próxima edição do torneio, que será realizado na China, em 2019, é aumentar o número de participantes da Guarda Municipal de Macaé na competição. Para tanto, o objetivo é movimentar ainda mais os atletas da corporação com competições e acompanhamento de resultados. "O esporte é muito motivador e reflete na qualidade do serviço do operacional. Quanto à minha participação, vou buscar melhorar o resultado deste ano", entrega Ribeiro. 

Torneio reúne dez mil atletas
Publicidade
Maior encontro de atletas das forças de segurança pública de todo o mundo, o Word Police Fire Games é realizado a cada dois anos. O evento é promovido pela Califórnia Police Athletic Federation (CPAF), nos Estados Unidos, e só perde para os Jogos Olímpicos em número total de competidores.
Em média, o Word Police Fire Games chega a reunir cerca de dez mil atletas de instituições de segurança pública. O torneio ainda consegue ter a participação de mais de 70 países, que competem em mais de 60 modalidades esportivas diferentes. A próxima edição já está definida vai ser realizada na China, em 2019. 
Publicidade
Você pode gostar
Comentários