Por

As abelhas zumbem desorientadas, procurando um pólen que não existe mais. As árvores estão desfolhadas e as montanhas, antes exuberantes, agora não são mais que galhos secos. O Furacão Maria não só destruiu a infraestrutura de Porto Rico: também devastou as florestas, que podem demorar mais de dez anos para se recuperar.

Os especialistas asseguram que o caminho para a recuperação pode ser longo, mas tudo isso é parte de um processo natural.

"Há muita mortalidade, mas eventualmente se restaurará a ordem", disse Ariel Lugo, ecologista e diretor do Instituto Internacional de Dasonomia Tropical do Serviço Florestal Federal em Porto Rico.

"Passarão dez anos até que tudo aparente fique bem", comentou.

A maioria das árvores que ficaram em pé está decapitada ou desfolhadas. Algumas já começam a rebrotar, apenas duas semanas após a passagem de Maria.

No entanto, o furacão desequilibrou todo o ecossistema da ilha. Para aves, insetos e outros organismos que dependem de folhas e flores, é um cataclismo. Não encontram alimentos nem lugares para se esconder e estão desorientados.

O equilíbrio deveria ser restabelecido em breve, segundo Lugo. "Nos próximos meses se verá um aumento rápido no crescimento de plantas e produção de folhas novas, com o qual muitos insetos vão reaparecer e assim a floresta começará a se reorganizar pouco a pouco".

De acordo com Jeff Schlegelmilch, vice-diretor do Centro Nacional para Preparação de Desastres em Nova York, o ritmo varia segundo a espécie.

"Algumas das árvores maiores demorarão décadas a voltar, enquanto a folhagem menor pode se recuperar em um ou dois anos".

Você pode gostar
Comentários