Por

Que o Enem tira o sono de muitos candidatos, não é novidade. Mas a rotina daqueles que se dedicam diariamente em busca de fixar as fórmulas trigonométricas e as técnicas para uma boa redação chegarão ao fim em breve. A menos de um mês para o exame, marcado para 5 e 12 de novembro, ainda dá tempo para se preparar, mas é preciso foco total nos estudos. Especialistas afirmam que é hora de fazer simulados e provas anteriores com abordagem em conteúdos que mais caem na prova. E uma grande aliada nesse processo é a internet, que coleciona vídeos de aulas e exercícios gratuitos.

Diferente dos anos anteriores, o Enem terá o intervalo de uma semana, o que, para os estudantes, é um grande benefício, pois há tempo para descanso. "Eu nunca me senti tão confiante", afirmou Pedro Ignacio, de 18 anos, que vai fazer o exame pela segunda vez. Desde o início do ano, ele faz o curso na turma 'pH Med', voltada para quem quer cursar Medicina, na instituição PH, em Ipanema.

ORGANIZAÇÃO

Mas para ter sucesso nos estudos, é preciso organizar a rotina e nada de virar a noite com os livros. Segundo o psicólogo e autor do 'Ativando o cérebro para provas e concursos - 100 técnicas para melhorar seu desempenho', João Oliveira, passar a noite inteira estudando não é uma boa opção como muitos pensam. "Quem faz isso está jogando o tempo fora. O cérebro não processa as informações dessa maneira. Necessita de no máximo 15 minutos de descaso para consolidar a memória do conteúdo", explicou.

Na redação é preciso estar atento. No fim do mês passado, o Portal Nacional de Educação divulgou uma lista atualizada com 38 temas que podem ser abordados na prova. Entre eles, está o direito dos idosos, combate à dengue, inclusão digital, diversidade de gênero, doação de sangue, racionamento de água no Brasil e adoção. A relação está na página do Facebook do @pne.portal.

Além do intervalo entre os exames, outra novidade desta edição do Enem é a organização da banca, formada por um consórcio, a Vunesp. "Isso torna a cobrança um pouco menos previsível do que nas edições anteriores do exame", alertou o professor de Redação do curso ProEnem, Romulo Bolivar. No entanto, segundo ele, a relação dos conceitos de cada disciplina às atividades sociais e à conjuntura social atual continua sendo a pegada das questões do exame.

E com a personalização dos nomes nos cadernos de prova neste ano, o Inep, organizador do concurso, poderá fazer mapeamento dos assentos dos candidatos nas salas. O cartão de confirmação do local da prova será divulgado no dia 20, a partir das 14h, no site do Instituto (www.inep.gov.br).

Você pode gostar
Comentários