Por

Os pacientes que sofrem com o Alzheimer terão mais uma opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento memantina foi adicionado ontem pelo Ministério da Saúde e estará à disposição da população em até 180 dias nas unidades de saúde do país. O novo remédio, que será ofertado em comprimidos, promove melhor qualidade de vida dos pacientes vítimas da doença, que afeta um terço da população idosa.

A inclusão do medicamento na rede pública ocorreu após avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) em julho. "A incorporação é uma luta antiga de representantes e pacientes que sofrem com a doença. É uma conquista significativa que influenciará favoravelmente na qualidade de vida dos doentes e cuidadores", afirmou Marco Fireman, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

O mal de Alzheimer atinge 33% da população com mais de 85 anos de idade. No Brasil, estima-se que haja 1,1 milhão de pessoas com a doença. O Alzheimer é neurodegenerativo, causado pela morte progressiva de células do cérebro, prejudicando funções como memória, atenção e orientação e linguagem, o que gera graves consequências para qualidade de vida dos pacientes.

Outros 17 medicamentos

Além do fármaco destinado aos portadores de Alzheimer, o governo incorporou para oferta gratuita do Sistema Único de Saúde (SUS) 17 novos medicamentos este ano. Entre os destaques está a inclusão do Trastuzumabe aos pacientes com câncer metastático de mama, em primeira linha de tratamento. Atualmente, são atendidos com o medicamento, no sistema público, 3.935 pacientes. O diagnóstico inicial é feito pelo exame de mamografia.

A substância Levetiracetam, usada no tratamento de convulsões em pacientes com microcefali, e a insulina análoga para crianças, que controla os níveis de glicemia no sangue também foram incluídos.

Você pode gostar
Comentários