INSTINTO OU MANIA? CURIOSIDADES FELINAS

Por

É o Bicho
É o Bicho -

Instinto ou manias? Domesticados há cerca de 10 mil anos, segundo a veterinária especialista em felinos, Lívia Abreu, da Veterinária Grajaú, os gatos ainda mantêm comportamento selvagem, mas também adquiriram manias na convivência com os humanos. Uma delas é se esfregar nas pernas da gente e em alguns objetos. É a cabeçadinha. É uma delícia!

Isso é para marcar o território e nos marcar. É a maneira de nos reconhecer como parte da família, o que traz bem-estar ao felino porque o cheiro dele fica na gente e nas coisas. Lívia explica que isso acontece porque na região próxima aos olhos há glândulas que produzem o feromônio, substância com função demarcadora, entre outras.

A mesma sensação o pet tem quando pressiona as patinhas na gente ou em lugares fofos, o popular amassar pãozinho. O gesto também remete a época de filhote quando mamava e se sentia protegido. É também porque na natureza eles afofam os locais onde dormem, feitos por folhas, galhos e terra.

E por falar em dormir, já viu como eles adoram se entocar em locais escuros e pequenos? É que na natureza os gatos dormem 18 horas por dia, o que os tornam presas fáceis. Então, para se proteger, se escondem. Outra curiosidade é que o pote de ração deles fica vazio sempre no meio. Lívia diz que, quando comem, os bigodes, que são muito sensíveis, batem nas bordas, causando agonia neles. Então, quanto mais estreito o pote, mais ração será deixada nos cantos. Por isso, opte pelos largos.

Misteriosos para muitos com seu jeito independente e blasé de ser, os gatos são é muito fofos e suas manias só nos encantam mais.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários