Professores da plataforma online Descomplica gravaram diversos vídeos com aulas de matemática de forma bem descontraída - DIVULGAÇÃO
Professores da plataforma online Descomplica gravaram diversos vídeos com aulas de matemática de forma bem descontraídaDIVULGAÇÃO
Por

Às vésperas do segundo dia de prova do Enem, que será domingo com as disciplinas de Ciências Exatas e da Natureza, especialistas recomendam aos candidatos a utilização de materiais mais descontraídos na internet sobre os temas.

"Um dia antes da prova é interessante assistir aos aulões, com conteúdos que certamente aparecerão no dia seguinte. É um momento descontraído, uma aula sem pressão", explicou o professor de Biologia Rubens Oda, do Descomplica.

Para quem se intimida pelos cálculos e fórmulas, Oda dá uma dica: "Intercalem as questões de matemática, física e química, com as questões mais interpretativas de biologia. Outra estratégia é resolver um bloco de questões e passar as respostas para o gabarito. Assim o aluno descansa, pode voltar e se concentrar", pontuou.

Começar pelas questões mais fáceis pode ajudar na hora da prova. "Deixem para resolver as difíceis no fim, se sobrar tempo. Isso aumenta a nota final pela Teoria de Resposta ao Item", apontou Rubens. "E não tenham pressa, fiquem entre os últimos a sair da sala. Isso garante que todos os detalhes foram conferidos", ressaltou a educadora Andrea Ramal.

E para quem não foi tão bem no primeiro dia de prova, nada de desespero. A recomendação é manter a confiança e controlar a ansiedade. "É a hora de dar a volta por cima. Pode descansar, arejar, sem exagerar no lazer, e evitando dormir tarde", destacou Ramal.

Para revisar o conteúdo, os aulões são a melhor pedida. Hoje, os professores do colégio Ao Cubo darão aula na praça de alimentação do Botafogo Praia Shopping, às 15h, gratuitamente. No sábado, professores do Sesi de Nova Iguaçu ensinam de graça no Top Shopping, das 15h às 16h30. Pela internet, o ProEnem fará maratona de 6h de aula no sábado, a partir das 10h, em seu canal no YouTube. O Descomplica também promove aulão na véspera da prova, das 9h às 21h, no descomplica.com.br. A plataforma oferece um simulador de desempenho online, que calcula as prováveis notas dos alunos.

No domingo, são esperados mais de 5,3 milhões de candidatos dos 7,6 milhões inscritos, 30,2% faltaram ao primeiro dia de prova. As regras são as mesmas, mas desta vez, o exame terá duração de 4h30. Os portões fecham às 13h.

Você pode gostar
Comentários