Por

Os três conselheiros substitutos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmaram, em depoimento ao Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, que foram procurados pessoalmente pelo deputado Edson Albertassi (PMDB) com as cartas de desistência ao cargo de conselheiro do órgão já redigidas. Eles, que são servidores de carreira, foram indicados para a vaga aberta pela aposentadoria do conselheiro Jonas Lopes. Entretanto, o governo indicou o deputado Edson Albertassi para a vaga após a desistência deles. No depoimento eles explicam o motivo.

O DIA teve acesso aos depoimentos de Rodrigo Melo do Nascimento, Marcelo Verdini Maia e Andrea Siqueira Martins, concedidos a três procuradores na tarde de quinta-feira, dia 16. Todos afirmam que foram procurados pelo Subprocurador-Geral do TCE, Henrique Cunha de Lima, que teria parentesco com Albertassi.

Em maio, Henrique agendou um encontro com Albertassi e Verdini. Na reunião, o deputado disse que iria apoiar Verdini a conseguir o cargo. Mas, em outubro, tudo mudou, com Albertassi dizendo que seria ele a assumir o cargo, a pedido de Picciani, então presidente da Alerj. "Em meados de outubro, o depoente se encontrou com Henrique e Albertassi, ocasião em que [Jorge] Picciani insistia em destinar a vaga a um deputado", diz trecho do depoimento. Em um segundo encontro, o conselheiro-substituto foi aconselhado a desistir da vaga e optou por assinar a carta de desistência já redigida.

Já Nascimento disse que também teve um encontro intermediado por Henrique e que, em um encontro em uma cafeteria ao lado da Alerj, Albertassi apresentou a declaração de desistência a ele, bastando a ele apenas assinar. Nascimento disse que assinou "apostando na invalidade jurídica".

Tanto Verdini quanto Nascimento afirmaram que somente se encontraram com Albertassi pois almejavam a vaga e sabiam que, para isso, teriam que fazer contatos políticos.

Já Andrea Siqueira disse que seus colegas tinham assinado a desistência. Por isso, também desistiu da vaga, apesar de não ter interesse genuíno na mesma.

Você pode gostar
Comentários