A 'Bicicleta Voadora', de Deneir Martins, vai marcar presença no 'Alma da Baixada'. Além dela, Marcelo Griot - Divulgação
A 'Bicicleta Voadora', de Deneir Martins, vai marcar presença no 'Alma da Baixada'. Além dela, Marcelo GriotDivulgação
Por

No cinema, nas artes plásticas, no teatro, na música, dança e literatura, os artistas em destaque no 'Alma da Baixada' têm identificação com a região e representam a cultura local.

Em dois dias de evento, uma série de apresentações nas dependências do Sesc Nova Iguaçu, com entrada gratuita, vai fortalecer a relação entre esses artistas e o público da Baixada Fluminense. A proposta é valorizar a identidade local a partir das manifestações culturais que movimentam as cidades da região.

A programação completa terá 12 atrações. Além do Dream Team do Passinho, haverá apresentações da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense, do grupo Pimenta do Reino, do Coletivo Poetas Compulsivos e do grupo de Folia de Reis 'Três Reis do Oriente'.

Nas artes cênicas, a Fanfarras Produções apresenta o espetáculo 'Hoje tem marmelada'. A GW Cia de Performance faz uma exibição de street dance. E o grupo Dandalua comanda uma oficina de danças populares.

As exibições de filmes ficam por conta dos cineclubes Mate com Angu e Buraco do Getúlio. Na literatura, está prevista uma sessão de contação de histórias com Macedo Griot.

Enquanto as atividades acontecem, duas mostras ficam em cartaz em diferentes áreas do Sesc Nova Iguaçu.

Na Sala de Exposições da unidade, a mostra 'Olhares da cidade' exibe imagens de nove fotógrafos da Baixada. Nos cliques de Ratão Diniz, Igor Freitas, Mazé Mixo, Getúlio Ribeiro, Theo Guedes, Danilo Sergio, Fabio Caffé, Tayana Leoncio e Paula Eliane, destaque para as cenas do cotidiano.

Já o hall do teatro abriga a exposição 'Objetuais e escultóricos', com esculturas e objetos produzidos pelos artistas Ana Ana, Silvia Schiavone, Raimundo Rodriguez, Deneir de Souza Martins, Júlio Ferreira Sekiguchi e Yago Toscano. Na Baixada, eles encontram os materiais que transformam em arte.

Você pode gostar
Comentários