Isabella Rocha,12, Maria Eduarda,13, João Pedro,13, Maria Fernanda, 15, e Matheus 16, estão brilhando no vôlei em clubes do Rio como Flamengo, Fluminense e Botafogo. Mas além de estarem trilhando um caminha de sucesso eles têm algo a mais em comum: todos eles começaram nas areias de Nova Iguaçu. Isso mesmo! Em Nova Iguaçu não tem praia, mas não falta areia na Praça do Skate. É nesta quadra que funciona o Centro de Treinamento de Vôlei de Praia Carlão Silva, um projeto que está completando 15 anos.
Deste projeto já saíram alguns talentos como a jogadora Drussyla Costa, Lucas Chrirs, atualmente no Corinthians,Pedrão e outros.
E é nesses nomes que esta nova leva de talentos se inspira. "Eles passaram por aqui e hoje vivem o mesmo sonho que nós temos", diz Maria Fernanda, que joga no Botafogo.
"Eu sonho em ser como a Drussyla, me esforço para isso. Amo jogar vôlei", diz Isabella, a central da equipe infantil do Fluminense. O esforço da menina é reconhecido pelo pai, que investe e acredita na filha. "Ela é focada e tem muito talento, vem se destacando em quadra", revela Marcelo Rocha, 43.
O sucesso de seus alunos é visto com orgulho por Antônio Carlos da Silva, o Carlão, fundador do projeto. "Ver essa galera que começou aqui encontrando seu caminho e obtendo sucesso, seja ele no vôlei ou em outra carreira, é minha maior recompensa", , O ex-jogador de vôlei sempre acreditou na força do esporte para educar. Atleta profissional por mais de 10 anos, Carlão abriu mão da carreira para se dedicar ao projeto.
E o mestre desperta a admiração de seus aprendizes. "Ele é um paizão para nós. Cuida da gente dentro e fora de quadra, é um exemplo", afirma Matheus, que joga como líbero no Flamengo.
Para participar do projeto é preciso ter de 8 a 22 anos, estar estudando e ter boas notas. As aulas são gratuitas.
COMEMORAÇÃO
Tanto sucesso não poderia passar em branco. A festa de comemoração será aberta ao público,hoje, na Praça de Skate, de 9h às 13h. Vai ter serviços de aplicação de flúor, teste físico e de glicose, sorteios de brindes, brinquedos e pintura para crianças.