O uso de protetor solar deve ser diário - Pixabay
O uso de protetor solar deve ser diárioPixabay
Por Camilla Muniz

Cor que remete ao sol e ao tom dos corpos bronzeados, laranja também é o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan 'Se exponha mas não se queime', a campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, promoverá um mutirão de atendimentos gratuitos neste sábado. Das 9h às 15h, médicos vão avaliar os pacientes e reforçar a importância da fotoproteção diária em postos de consultas em todo o Brasil (endereços no Rio e em Niterói ao lado). A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Durante a ação, quem for diagnosticado com câncer da pele receberá encaminhamento para o tratamento cirúrgico. A campanha visa alertar para o fato de que quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura. "As pessoas demoram a descobrir o problema porque ele é silencioso. Um sinal que cresce pode ameaçar a vida se não for cuidado. Quando se deixa passar muito tempo, há risco de o tumor invadir áreas nobres dos tecidos ou comprometer órgãos vitais", enfatiza o dermatologista Joaquim José Teixeira de Mesquita Filho, coordenador nacional da Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD. "O estado do Rio de Janeiro responde por 13,9% dos casos de câncer da pele no país. Desses, 49,18% se concentram na capital. Os números refletem, por si só, o valor do esclarecimento à população", completa o dermatologista Egon Daxbacher, presidente da SBD do Rio de Janeiro.

O câncer da pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos só neste ano. Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h. 

POSTOS

Hospital Universitário Gafrée e Guinle
Rua Mariz e Barros 775, Tijuca

Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia 206, Centro