Por
Foi tamanho o estrago público com as declarações polêmicas do novo diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, que a Comissão de Constituição e Justiça pautou para quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição 412, que dá autonomia financeira e administrativa à PF, grita antiga dos delegados federais. Segovia parou com as entrevistas, mas até aqui deu a entender que é um apadrinhado do PMDB e com orientações 'republicanas' do presidente Michel Temer. Uma linha política da qual a PF sempre manteve distância. Segovia também foi apadrinhado por José Sarney.
Na mira
Publicidade
O aplicativo 'Caça-Deputado', em fase de testes, mas não lançado, já tem mais de mil telefones de parlamentares de Brasília e dos estados cadastrados. Ele rastreia os passos.
Já é eleição
Publicidade
A Caravana de Lula na Região Sudeste será encerrada na sexta-feira com ato público (o eufemismo para comício) em Piracicaba (SP), com sindicalistas e artistas.
Já é eleição 2
Publicidade
Na sexta, na Câmara de Santo André, haverá desagravo a Lula e show de João Suplicy em homenagem ao saudoso Paulo Freire, organizado por Luiza Erundina.
Armadilha...
Publicidade
O pleno do STJ deve julgar na quarta um caso que pode mudar as relações entre cidadãos e grandes empresas no Brasil e deixar o consumidor desprotegido juridicamente. Trata-se de uma ação em que as empresas de telefonia querem repassar para os compradores a obrigação de provar que contrataram seus serviços.
...jurídica
Publicidade
Se passar, muita indenização deixará de ser paga. A lei vigente diz que mostrar esses documentos é obrigação das empresas. A Lei das Sociedades Anônimas obriga as teles a ter os registros, e o Código de Processo Civil impede a recusa de exibi-los em juízo.
Jogo$
Publicidade
A CCJ do Senado retoma na quarta o debate do PLS 186/14, sobre a liberação de bingos, cassinos e afins. Quer deixar o texto redondo para ser votado em fevereiro.
Tributo$
Publicidade
O presidente da CCJ, Edison Lobão (PMDB-MA), sustenta que os jogos podem ser "importante fonte de renda para áreas como Educação, Segurança e Saúde".
Media training
Publicidade
Em nova ofensiva pelos 308 votos pró-reforma, o Palácio encaminhou aos deputados da base mais um documento chamado 'Bate-pronto da Previdência' com "respostas curtinhas às críticas mais comuns" às mudanças nas regras de aposentadoria.
Elite
Publicidade
Ao reafirmar que não existe "déficit" da Previdência, o documento traz 25 respostas sobre a reforma e, na primeira, ataca o que chama de "servidores da elite". "A maioria se aposentando pelo salário máximo do funcionalismo (R$ 33 mil). É óbvio que esse grupo tem muito a perder com a reforma", aponta o 'manifesto' do governo.
Alô, rapaziada!
Publicidade
Devedores de pensão alimentícia podem ter os nomes inscritos em cadastros de inadimplentes do SPC. É o prevê projeto pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e com indicações de aprovação. O texto já passou pela Câmara.
Sem jeitinho
Publicidade
Não bastasse a Lei Seca e as campanhas de conscientização, o brasileiro continua a beber e dirigir e matar no trânsito. Palmas para o Congresso que aprovou o PL 5.568/13, que será sancionado pelo presidente Temer. Quem matar no trânsito e for comprovado que ingeriu álcool vai direto para a cadeia sem fiança. Um dos idealizadores foi o deputado Laércio Oliveira (SD-SE), que apresentou proposta apensada.
Resistência
Publicidade
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) completou 15 anos na quinta. Foi fundada seis meses depois da morte do jornalista Tim Lopes, da TV Globo.
Exposição
Publicidade
Horácio Ernani abrirá o Palácio de Leilões de sua família, em Botafogo, para a mostra de fim de ano, intitulada '2 Abstração Contemporânea', que será inaugurada amanhã com os artistas plásticos Cosme Martins e Rogério Tunes.