O acumulado do IGP-M nos últimos 12 meses ficou em 6,39% - DIVULGAÇÃO
O acumulado do IGP-M nos últimos 12 meses ficou em 6,39%DIVULGAÇÃO
Por
Publicado 28/12/2017 15:25 | Atualizado 28/12/2017 22:01

Com o principal índice que corrige os valores dos contratos de locação de imóveis em queda e a grande oferta de imóveis, quem mora de aluguel tem a oportunidade de negociar a correção dos preços e até ganhar desconto. No consolidado do ano, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), registrou deflação de 0,52% - a primeira anual desde 2009 (-1,72%) e a segunda taxa anual mais baixa em 28 anos, desde o início da série histórica, em 1989. O índice foi divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Diante deste cenário, especialistas recomendam negociar com o proprietário do imóvel para convencê-lo a não reajustar e até, quem sabe, conseguir uma boa reduzida no aluguel. Uma boa estratégia é argumentar com o dono do imóvel que há grande número de unidades vazias e, principalmente, apontar que é melhor receber um valor menor do que deixar de receber. "Um imóvel vazio significa mais do que deixar de receber, representa gastos. O proprietário terá que arcar com despesas como condomínio, IPTU, e demais encargos", diz a advogada e administradora Patrícia Assumpção, do escritório Assumpção & Castro.

Para o inquilino, vale negociar os valores antes de optar por trocar de casa ou apartamento. Com os preços dos aluguéis em queda, é possível encontrar imóveis com valor mais em conta. E reduzir despesas é sempre uma boa medida, principalmente em uma situação de desemprego e crise econômica. "Se gosta do lugar onde mora e é bom inquilino, negociar pode ser vantajoso", avalia a advogada.

Você pode gostar
Comentários