Por ASSINATURA REPÓRTER
As empresas de grande porte com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais são obrigadas a aderir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) a partir de janeiro de 2018.
Por meio do sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relacionadas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Publicidade
O acesso ao eSocial deve ser feito com o Certificado Digital, que pode ser obtido no site http://portal.esocial.gov.br/. Ele garante autenticidade, confidencialidade e segurança às informações prestadas. Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas que possuam empregados, devem aderir ao eSocial em julho de 2018.
Mas elas podem antecipar o envio de informações para janeiro. Para tanto, os empresários devem entrar no Portal eSocial até hoje e assinalar a opção de antecipação para envio dos dados. "Como todas as empresas deverão aderir ao sistema, é imprescindível que façam um planejamento para seguir o calendário do Governo", diz Mauricio Balassian, diretor da Serasa Experian.
Publicidade