Para curtir a paisagem de Quebec, casal se encapotou todo
Para curtir a paisagem de Quebec, casal se encapotou todoAFP/Alice Chiche
Por
Uma onda de frio sem precedentes tanto por seu alcance como por sua duração atinge o Canadá e grande faixa do norte dos Estados Unidos, com temperaturas inusualmente baixas nos dois países.
"Jamais conheci um frio que se instalasse por tanto tempo em uma extensão tão grande", confirmou o meteorologista Alexandre Parent, da agência federal Environnement Canada.
Publicidade
Segundo Parent, neste país não se trata tanto das temperaturas e do esfriamento causados pelos ventos, que estão batendo recordes e poderiam alcançar até -50ºC no norte de Ontário (centro), mas da extensão da onda de frio e de sua duração. "Estamos entre 10 e 20 graus Celsius abaixo do que é habitual", assinalou.
Nos Estados Unidos, foram registradas temperaturas abaixo de zero em Duluth, Minnesota (-37,7ºC), e Minot, Dakota do Norte (-29ºC).
Publicidade
Uma tempestade provocou um recorde de quase 1,5 metro de neve em 48 horas na cidade de Erie, na Pensilvânia, obrigando os funcionários a declarar estado de emergência.
Segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional, os 86 centímetros de neve que caíram em 25 de dezembro foram a marca mais alta já registrada na cidade, batendo um recorde de 1956.
Publicidade
Em Nova York, as autoridades meteorológicas disseram aos moradores que esperem temperaturas entre -12,7ºC e -6,6ºC até sábado, que descreveram como "muito abaixo do normal".