Zelito Tringuelê, prefeito de Guapimirim
Zelito Tringuelê, prefeito de GuapimirimDivulgação
Por Zelito Tringuelê Prefeito de Guapimirim
Decidi ingressar na política por conhecer de fato as dificuldades de ser de família simples. Comecei a trabalhar muito cedo como feirante para ajudar meus pais, depois como camelô, e em pouco tempo já tinha minha empresa do ramo de alimentação.
Constatei a importância da gestão pública há muitos anos, inicialmente como frequentador, depois como morador de Guapimirim, cidade há anos abandonada pelas administrações passadas.
Publicidade
Comemoramos 27 anos da emancipação de Guapimirim em novembro, e percebo avanços na qualidade de vida dos moradores pelos depoimentos que tenho ouvido. Ainda temos muito a fazer pelo município, mas tenho consciência das conquistas. Na área da Saúde, fomos avaliados pelo Cremerj e pela Defensoria Pública do Estado a melhor dos 13 municípios da Baixada. Na Educação, oferecemos uma alimentação de qualidade para os nossos alunos. Através da Secretaria Municipal de Segurança, apoiamos o Estado diminuindo nosso índice de violência. Na área social, damos todo atendimento às famílias de baixa renda e aos idosos. São ações que mostram a mudança que a cidade está vivendo.
Tudo isto por meio de uma gestão acertada, ou seja, aplicamos os recursos públicos com responsabilidade. O empreendedorismo também é nossa preocupação. Realizamos cursos gratuitos junto ao Sebrae e ao Instituto Oswaldo Cruz em diversas áreas, como meta de aperfeiçoamento e aprendizado profissional para servidores e moradores.
Publicidade
Estas ações acontecem desde o primeiro dia em que assumi a prefeitura. Começamos baixando o valor das passagens de ônibus de R$ 2,90 para R$ 2,50 e diminuindo o número excessivo de funcionários e horas extras desnecessárias.
Tudo acarretou com que conseguíssemos o que é obrigação de qualquer governante: pagar os salários em dia, ou seja, dentro do mês trabalhado. Além disso, já pagamos o 13º salário no dia 11.
Publicidade
É uma troca de aprendizado onde queremos que a boa gestão faça com que os moradores do município sejam nossos aliados. Queremos colocar Guapimirim em um circuito turístico para que os brasileiros possam descobrir nossas belezas: cachoeiras, rios, a Serra dos Órgãos, o Dedo de Deus, que é patrimônio de Guapimirim, a Área de Preservação Ambiental e prédios históricos.