Por
O CrossFit teve início em 2000 e foi criado pelo ex-ginasta americano Greg Glassman. Quando criança, Greg sofreu de poliomielite e utilizou seu conhecimento na ginástica aliado a uma série de exercícios para recuperar sua força. Cansado dos métodos que eram ensinados nas academias por que passou, resolveu se aventurar em suas próprias ideias. A aposta deu tão certo que, em 2012, já contabilizava mais de 3 mil academias associadas ao modelo que desenvolveu.
Hoje, é quase impossível mensurar a dimensão do negócio. Mas, segundo o site da empresa, são mais de 10 mil academias em todo o mundo. Em todas elas, é o próprio Greg quem as credencia para o programa.
Publicidade
O CrossFit demorou a chegar ao Brasil e, somente em 2013, a prática começou a ser disseminada por aqui. Apesar do pouco tempo, estima-se que aproximadamente 50 mil brasileiros, entre crianças, jovens e adultos, sejam praticantes do esporte. O país conta com 1.100 academias, mas apesar do aumento na procura, o número daquelas que são voltadas às crianças ainda é baixo. Em todo o território nacional há apenas 64 boxes para o público infantil. No Rio, são nove unidades.
O CrossFit deve ser ministrado por profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF1), além de estarem certificados pela empresa de Greg Glassman.
Publicidade