Respeitar a manutenção preventiva dos amortecedores é garantir a segurança de tráfego do veículo, evitando pôr os ocupantes em risco Divulgação
Por O Dia
Publicado 02/01/2018 18:10 | Atualizado 03/01/2018 19:28

Barulho incomum no carro é sinal de problema? Na maior parte das vezes, sim. São freios que assoviam, rolamentos que roncam, correias até cantam. Na dúvida, o ideal é procurar uma oficina para fazer uma inspeção.

Especialistas explicam que o conjunto de peças do automóvel deve trabalhar em harmonia e de forma silenciosa. O barulho, portanto, pode sinalizar problemas. Segundo Eliel Bartels, engenheiro da DPaschoal, o aconselhável, nesse caso, ficar atento a origem dos ruídos e em quais momentos eles ocorrem, para, na sequência, procurar a ajuda de um profissional. Confira, abaixo, as orientações passadas por Bartels, que citam barulhos que os automóveis possam emitir, causas e forma adequada de corrigir os problemas.

Assovio no freio

Em alguns casos, as pastilhas trabalham assoviando. Esse ruído geralmente vem do desgaste acentuado das peças do veículo. Quando elas são de má qualidade, um efeito chamado vitrificação das pastilhas pode ocorrer. E, nestes casos, elas também assoviam muito quando são pressionadas contra os discos de freio. Troque as pastilhas de freio de acordo com a recomendação disponível no manual do carro.

Rangidos na suspensão

Esse tipo de ruído pode ser associado a diversos componentes da suspensão, desde um simples batente protetor de amortecedor até uma complexa caixa de direção, passando por, pivôs, barras, bandejas e buchas. Estes barulhos precisam de diagnóstico bem preciso. É importante procurar uma oficina que tenha ferramentas específicas para a análise e também para a troca das peças.

Estalos na curva

Som que pode surgir na hora de esterçar e manobrar o veículo, na forma de um agudo e repetitivo estalo, vindo das rodas. Geralmente indica que a junta homocinética está precisando ser substituída. "As juntas possuem uma coifa protetora de borracha que, com o tempo, pode rasgar e permitir o acesso de sujeira nos rolamentos que, quando combinada com a graxa típica deste componente, gera um efeito esfoliante na peça, causando folga mecânica nos alojamentos das esferas e o barulho indesejado", comenta Bartels. Lavar o carro com produtos que agridem a borracha também podem causar a deterioração da coifa e consequentemente o surgimento dos barulhos.

Pneus que cantam

Mais comum de ouvir. Acontece em geral após qualquer início de curva. Quem escuta de longe, pensa que o carro está fazendo a curva a 150 km/h, quando na verdade está abaixo de 40 km/h. O especialista esclarece que veículo desalinhado é a principal causa deste barulho. Fique atento caso, após algum impacto mais forte, esse barulho se intensificar. Além disso, vale checar o alinhamento total do carro a cada 10 mil km rodados.

Ronco do rolamento

São ruídos graves e abafados, percebidos quando o carro está em movimento e semelhantes ao barulho de um ventilador doméstico. Geralmente, estes sons estão associados ao desgaste dos rolamentos de roda. "É um tipo de barulho que deve ser verificado rapidamente, logo quando surgir, pois pode ser coisa séria", comenta Eliel. Se houver muita folga, existe a chance de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os custos para consertar, além dos riscos de acidentes.

Correia grilando

Esse ruído fica claro no momento da partida ou quando o motor acelera. Indica que a correia está ressecada. Se a peça estiver dentro da vida útil indicada no manual do veículo, basta um spray específico que o barulho vai embora. Respeita o tempo de troca do componente, especificado no manual. Além desta, existem tensores de correia que podem se deteriorar e causar o afrouxamento ou maior tensão, podendo gerar o mesmo ruído.

Estalos do motor ou câmbio

No momento da partida, após engatar a marcha e entrar em movimento, é possível notar um barulho vindo do motor. Pode ser o coxim do motor ou do câmbio, que já está danificado. Este componente de metal e borracha é essencial para amortecer as vibrações do motor e câmbio e mantê-los sempre firmes em suas posições originais. Se ouvir estes estalos, procure uma oficina para verificação da questão.

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