Johnson & Johnson anuncia progressos para o desenvolvimento da vacina contra o zika vírus - Reprodução
Johnson & Johnson anuncia progressos para o desenvolvimento da vacina contra o zika vírusReprodução
Por O Dia

Belo Horizonte - A prefeitura de Belo Horizonte registrou nesta terça-feira a primeira morte em decorrência de febre amarela em 2018. Segundo informações da prefeitura da capital mineira, a vítima é um homem de 53 anos que não havia se vacinado contra a doença. A contaminação, porém, não teria ocorrido na cidade, mas sim em outro município da região.

Voltando a assolar os centros urbanos desde o final do ano passado, a febre amarela tem mobilizado o Ministério da Saúde, que busca imunizar o maior número de pessoas em grandes capitais do país. No último dia 9, a pasta anunciou uma campanha de vacinação em 75 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e da Bahia, onde doses fracionadas da vacina contra a doença estão sendo aplicadas na população. A expectativa é de que, ao todo, cerca de 20 milhões de pessoas sejam imunizadas nestes estados.

'Área de risco'

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um informe, nesta terça, em que classificou o estado de São Paulo como área de risco para contaminação da febre amarela. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada a partir do crescimento do nível de atividade do vírus da doença no território paulista desde o fim de 2017.

População faz fila por vacina no RJ

Também nesta terça, moradores de diversas regiões do estado do Rio de janeiro fizeram longas filas em busca da vacina contra a febre amarela. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do estado, a busca pela imunização contra a doença aumentou devido a confirmação do surgimento de novos casos.

"Ano passado esperávamos vacinar cerca de 230 mil pessoas por mês. Mas, em dezembro de 2017, somente 16.500 pessoas apareceram nos postos. A vacina está disponível desde o ano passado e a procura para tomá-la era pequena. Agora, com o surgimento de novos casos e mortes, a população correu para os postos. Obviamente, se formou filas. É preciso ter paciência", disse um representante da pasta.

Apesar de estar no roteiro da campanha de vacinação, a cidade do Rio está fora do alerta para o carnaval, assim como Salvador. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, os turistas só devem preocupar-se com a imunização, dez dias antes, caso se dirijam a áreas de mata.

Números alarmantes

De acordo com a OMS, desde julho de 2017 foram registrados 35 casos de febre amarela no país. Até o momento, 21 pessoas morreram em decorrência da doença. 

Com informações do Estadão Conteúdo 

Você pode gostar
Comentários