Por

Brasília - Funcionários da Petrobras do Rio e de Macaé estão indignados, pois a empresa planeja transferir a gestão de diversos campos de petróleo do litoral fluminense da Bacia de Campos como Roncador e Albacora Leste para o Espírito Santo. No passado, quando comandada por dirigentes ligados ao PT e ao PMDB, a estatal já havia feito o mesmo com diversos campos do litoral fluminense para viabilizar a unidade da Petrobras em Santos. Os técnicos veem suposta influência política na transferência da gestão desses ativos.

Reestruturação

À Coluna, a Petrobras nega influência política no episódio e posiciona que o Conselho de Administração da empresa aprovou em outubro de 2017 a reestruturação nas áreas operacionais de Exploração de Produção e de Refino e Gás Natural.

Economia

A empresa sustenta que haverá uma economia de 35 milhões por ano e redução de 11% no número de funções gerenciais, "mas nenhuma demissão vai ocorrer".

Bala na agulha

O advogado Bruno Espiñeira afirma que o cliente, Lúcio Funaro, está disposto a arcar com os custos de qualquer técnico da Justiça que queira fiscalizar a residência onde o doleiro cumpre prisão domiciliar, em Vargem Grande do Sul (SP).

Pontos cegos

A Coluna antecipou que o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª vara, em Brasília, detectou que as câmeras que monitoram Lúcio Funaro não abrangem toda a área da mansão-prisão do doleiro.

Apadrinhada

Indicada pelo subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, Christianne Dias Ferreira foi nomeada ontem diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Ela também foi ex-assessora de Rocha Loures, o ex-deputado da "mala", hoje em prisão domiciliar.

Repúdio

Em nota de repúdio, a União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (Unareg) afirma que o "currículo de Christianne indica muito pouca familiaridade com a gestão de recursos hídricos".

Gargalo

O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo, deputado Herculano Passos (PSD-SP), afirma que, para superar os gargalos do setor, o Congresso Nacional precisa agilizar a criação da Agência Brasileira de Promoção do Turismo e atualizar a Lei Geral para definir novas atribuições do governo federal. O deputado também vê como "bem-vindo para o turismo" o projeto que eleva de 20% para 49% a participação do capital estrangeiro no controle das empresas aéreas brasileiras: "Vai baixar o preço da passagem aérea porque haverá uma concorrência maior, e o turista poderá fazer turismo interno".

Do time

O juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, que barrou a nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho, é do time de Sergio Moro, que comanda as investigações da Lava Jato em Curitiba.

Manifesto

Em 2016, à época da nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil, também barrada pela Justiça, Leonardo Costa assinou o manifesto de apoio a Moro por um "Poder Judiciário independente e autônomo que não se curva a condutas ilícitas e anti-republicanas".

Empreendedorismo

Em 2017, a Chevron Brasil investiu mais de US$ 400 mil em três projetos sociais com foco em empreendedorismo e educação. Capacitou 520 jovens e mulheres na cidade do Rio de Janeiro, no Norte Fluminense e parte do Espírito Santo.

Agenda social

A empresa já beneficiou cerca de 29 mil pessoas desde 2012 com investimentos de cerca de US$ 7 milhões em iniciativas sociais.

Ponto Final

"A Reforma da Previdência é urgente para que a crise dos Estados não se agrave", do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco (MDB).

Coluna de Leandro Mazzinni

Você pode gostar
Comentários