Rio - Além dos tiroteios em diversas favelas com UPPs, moradores viram mais uma mostra da retomada do poder do tráfico nessas comunidades. Segundo relatos nas redes sociais, os morros Dona Marta, em Botafogo, e Tabajaras, em Copacabana, ambos na Zona Sul, tiveram queimas de fogos na noite de terça para celebrar o aniversário de um traficante.
"Alô, moradores de Botafogo e Região. Hoje é aniversário do nosso paizão. Fiquem tranquilos. Apenas fogos", publicou no twitter um seguidor do chege. Questionada, a PM não respondeu.
Na manhã de ontem, um dia após operação policial que deixou três mortos no Jacarezinho, a comunidade voltou a registrar tiroteios. Segundo a PM, policiais da UPP local foram recebidos a tiros durante patrulhamento de rotina.
O secretário de Segurança, Roberto Sá, lamentou ontem o fechamento da Linha Amarela. "É lamentável mais uma vez perceber que uma via importante foi fechada devido a uma situação de violência. Mas isso aconteceu em razão da polícia estar ali trabalhando para tentar evitar delitos", disse Sá. O governador Luiz Fernando Pezão disse que tem conversado com movimentos sociais e líderes religiosos para iniciar uma grande campanha de desarmamento.