1001 espetáculos - divulgação
1001 espetáculosdivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

O universo todo particular do teatro tem percorrido diversos pontos do Estado do Rio. Trata-se do projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e o Instituto JCA, que utiliza um ônibus devidamente adaptado para se fazer presente em cidades do interior e levar peças infantis e oficinas de artes cênicas para crianças e adolescentes.

Criado em 2016, o 1001 Espetáculos pegou a estrada em agosto de 2017. Desde, então, passou por Nova Friburgo, Niterói, Macaé e Rio. Para tanto, conta com um ônibus especialmente transformado em um equipamento teatral, com camarim, som e luz, cenografia técnica e mobiliário para a plateia. As próximas paradas serão em Itaperuna (20 e 21 de janeiro) e Campos dos Goytacazes (dias 27 e 28).

Por onde passa, por sinal, a receptividade do público tem sido satisfatória. É o que revela Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa e diretora do projeto, acrescentando que a trupe tem percorrido áreas periféricas ou rurais do Estado do Rio.

Durante a semana, por exemplo, o 1001 Espetáculos visita escolas públicas para a realização de oficinas de artes cênicas. Nos fins de semana, por sua vez, são realizados os espetáculos teatrais. "As crianças ficam encantadas com as oficinas e apresentações mais de 80% delas nunca estiveram em um teatro ou assistiram a espetáculos teatrais antes", destaca.

Ainda conforme Carolina Butolo, o projeto tem servido como uma plataforma de democratização cultural. Afinal, investe em grupos e companhias teatrais locais, além de incentivar a cultura popular brasileira e a formação de plateias para as artes cênicas. Ainda segundo ela, os espetáculos são 100% acessíveis, incluindo audiodescrição e intérpretes de libras.

"Trazemos para as apresentações do projeto diferentes estéticas teatrais com foco na cultura popular brasileira. O intuito é resgatarmos as manifestações cênicas originárias das cidades que o projeto irá percorrer, como por exemplo o Boi Pintadinho, Jongo, Maculelê, além de promover espaço para artistas teatrais de diferentes estéticas e o mercado cultural local", explica Carolina Butolo.

PROGRAMAÇÃO
Publicidade
ITAPERUNA
DIA 20
Publicidade
Quadra da Beira Linha, na Rua Beira Linha, no Retiro do Muriaé
11h - 'No Ponto de Ônibus'
Publicidade
14h - 'As Aventuras do Palhaço Viola no Mundo Mágico das Histórias'
DIA 21
Publicidade
Avenida Augusto Martinez Toja, no Lago
11h - 'Pluft, O Fantasminha'
Publicidade
14h - 'Circo a Céu Aberto'
CAMPOS
Publicidade
DIA 27
Cidade da Criança (Av. 28 de Março, s/n, Parque Alzira Vargas, Centro)
Publicidade
11h30 - 'Memórias do Sítio'
14h30 - 'A Vaca Lelé'
Publicidade
DIA 28
Vila Esportiva de Guarus (Av. Campista, s/n, Parque Guarus)
Publicidade
11h - 'Os Saltimbancos'
14h - 'Circo a Céu Aberto'
Publicidade
Você pode gostar
Comentários